A AEP – Associação Empresarial de Portugal e sete empresas portuguesas vão participar, pela primeira vez, na Saudi Food Show, uma importante feira para a região do Médio Oriente, dedicada ao setor alimentar e bebidas, que acontece na Arábia Saudita, em Riade, entre os dias 20 e 22 de junho.
“Desde 2008 que a AEP desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita, através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o setor da construção/materiais de construção, e é nossa intenção reforçar a aposta num dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
O programa governamental da Arábia Saudita apresenta oportunidades para as empresas nacionais, o setor privado está em expansão e o consumo deverá acompanhar o crescimento da população.
À semelhança de outros países do Golfo, a Arábia Saudita está num processo de diversificação da sua economia. Posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo.
Empresas nacionais presentes na feira Saudi Food Show:
FÁBRICAS VASCO DA GAMA II – INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS SA | Comércio por grosso de outros produtos alimentares |
IBEROPASTA, Lda | Massas alimentícias |
MENDES GONÇALVES, SA | Condimentos e temperos |
NOVARROZ – PRODUTOS ALIMENTARES SA | Arroz |
RAMIREZ & Cª FILHOS SA | Conservas |
RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR, LDA | Bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação |
VIEIRA DE CASTRO – PRODUTOS ALIMENTARES SA | Bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação |
Para esta edição, a Saudi Food Show conta com a participação de 500 expositores de 80 países e estima receber mais de 15 mil visitantes profissionais provenientes de mais de 35 países, o que faz deste certame um evento à escala internacional e uma excelente oportunidade de abordagem aos vários mercados do Médio Oriente.
BOW – Business on the Way
Em 2022, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 200 empresas em 28 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais, em 19 mercados distintos.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Esta ação foi submetida em candidatura no âmbito do Aviso nº 04/SI/2022, em fase de aprovação, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.
Fonte: AEP