O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural assegurou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores quer garantir que a alimentação dos Açorianos é “segura, credível e de confiança”, através das análises que são realizadas no Laboratório Regional de Veterinária.
António Ventura falava à margem de uma visita àquele espaço, onde adiantou que em 2021 foram realizadas pelo Laboratório Regional de Veterinária “cerca de 1,3 milhões de análises” dos 42 planos pecuários e de vigilância que existem e que têm de ser cumpridos.
“Assim aconteceu em 2021 e assim será também em 2022, ou seja, vamos garantir que a alimentação dos açorianos é segura, é credível e é de confiança pelo número de análises que se fazem aqui”, acrescentou.
O Laboratório Regional de Veterinária custa anualmente cerca de três milhões de euros ao Orçamento da Região, mas que, segundo o governante, “é um dinheiro bem aplicado, porque permite a segurança no sistema alimentar dos açorianos”.
O Secretário Regional da Agricultura adiantou ainda que no primeiro trimestre deste ano se prevê o início dos trabalhos de pesquisa e de análise na designada Zona de Biossegurança 3, em concreto, sobre a tuberculose.
“É das únicas do país, está preparada para várias análises, é uma zona de segurança e de estabilidade, onde se podem realizar testes fora do sistema alimentar no âmbito da pecuária”, avançou.
Para o efeito, António Ventura acrescentou que já foram adquiridos equipamentos no valor de 50 mil euros para se terminar a instalação e se proceder à abertura e utilização da zona das análises.
O responsável pela pasta da Agricultura destacou ainda a importância desta valência pelo facto de poder ser utilizada em diversos setores, designadamente, em âmbito militar ou da saúde.
“É, por isso, uma zona que fica disponível para outro tipo de utilização também”, concluiu.
Nota enviada pelo Governo Regional dos Açores.