O Governo dos Açores vai lançar um inquérito ao consumo de produtos biológicos, para “melhorar o conhecimento do mercado existente, o perfil do consumidor e identificar as oportunidades existentes” para estas produções, foi hoje anunciado.
O inquérito, acessível ‘online’, é lançado pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que justifica a medida no âmbito da “estratégia do Governo dos Açores de valorização dos produtos endógenos, garantia e segurança alimentar da Região”, e promover uma alimentação e vida saudável dos açorianos.
Citado numa nota divulgada na página da internet do Governo Regional, o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural apela aos açorianos para o preenchimento do inquérito para que se tenha “um instrumento de perceção sobre a agricultura biológica na região”.
“Este inquérito irá permitir estabelecer políticas de previsibilidade no que concerne ao consumo de agroalimentos biológicos a médio e a longo prazo e possibilitará, eventualmente, ajustar a estratégia que está em vigor para a existência da produção de agroalimentos com naturalidade”, sublinha António Ventura.
A iniciativa insere-se na Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas Biológicos da Região Autónoma dos Açores que, entre vários objetivos, visa “o aumento da procura de produtos biológicos, através da criação efetiva de diferentes fileiras e a abertura de novos mercados”, a promoção daqueles produtos e “o reforço da confiança e credibilidade” destas produções junto do consumidor.
De acordo com o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, esta estratégia tem ainda como principais objetivos o fomento e a expansão das áreas de produção em modo de Produção Biológico nos setores da Agricultura, da Pecuária e da Aquicultura, através da melhoria da sua viabilidade técnica e do reforço da sua importância económica”.
“Visa ainda o aumento e diversificação da produção e, consequentemente, a oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promovendo a sua competitividade e rentabilidade comercial nos mercados interno e externo”, lê-se na nota, acrescentando que a Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica pretende ainda “promover o conhecimento técnico-científico”.
O inquérito pode ser preenchido através do link: