Açores autoriza excepcionalmente caça no dia 5 de Outubro devido às legislativas

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, anunciou hoje, 30 de Setembro, que será excepcionalmente permitido caçar nos Açores no dia 5 de Outubro, uma vez que no domingo, 6 de Outubro, decorrem as eleições legislativas e, por lei, é proibido o exercício da caça em dias de actos eleitorais.

De acordo com uma portaria hoje publicada em Jornal Oficial, no dia 5 de Outubro continuará a ser proibida a caça para as mesmas espécies e nos mesmos termos do que está previsto para o domingo, de acordo com o disposto no calendário venatório de cada ilha.

Decisão não implica aumento do esforço de caça

Esta substituição não implica, portanto, nenhum aumento no nível do esforço de caça, pelo que não colocam em causa os princípios da gestão sustentável dos recursos e da actividade cinegética.

Com esta alteração, os caçadores não serão penalizados no número de dias definidos através dos cadernos venatórios de ilha para o exercício da caça.

Além da portaria, a Direcção Regional dos Recursos Florestais emitiu um comunicado a informar a população, em geral, e os caçadores, em particular, de que está interdita a caça nos Açores no dia 6 de Outubro devido à realização das eleições legislativas.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar .

Anterior FPAS organizará Congresso OIPORC em 2020 - 14 a 16 de maio - Montijo
Próximo Prevenção contra a Peste Suína Africana

Artigos relacionados

Últimas

O “ecossistema” da Califórnia

[Fonte: Público] Nos últimos 20 anos, o valor da produção agrícola da Califórnia praticamente duplicou. E parece relevante assinalar que os produtores reconhecem que isso só foi possível pela enorme cooperação que existe entre todos e que permite criar um “ecossistema” que defende e promove a produção californiana nos Estados Unidos e no Mundo. […]

Nacional

Rumo à neutralidade carbónica. Agricultura: problema ou solução?

No âmbito da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação que decorre de 28 a 31 de março no ALTICE FORUM BRAGA, […]

Notícias inovação

Novo serviço da Consulai – AGRO BI

No 9.ª Colóquio Nacional do Milho, que decorreu na Póvoa do Varzim, no passado dia 7 de Fevereiro, a CONSULAI teve a oportunidade de apresentar um novo serviço – […]