O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, assinou hoje, 8 de Novembro, as primeiras portarias que visam conceder um apoio financeiro extraordinário a 37 agricultores das ilhas dos grupos Ocidental e Central, cujas explorações foram afectadas pela passagem do furacão Lorenzo no início de Outubro.
As portarias, que serão publicadas na próxima semana em Jornal Oficial, totalizam um apoio superior a 42 mil euros.
Restabelecimento do potencial produtivo
Este apoio financeiro extraordinário destina-se ao restabelecimento do potencial produtivo, à recuperação de infraestruturas e a compensar perdas relevantes nas culturas das explorações afectadas pelo furacão Lorenzo.
“Deste modo, o Governo Regional cumpre um compromisso assumido, desde a primeira hora, com os agricultores afectados pela passagem do furacão, minimizando as consequências ao nível do seu rendimento e do potencial produtivo”, salienta uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.
Em todo este processo “é de destacar a eficiência com que os técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas efectuaram os levantamentos das situações no terreno e aprovaram as candidaturas, bem como a forma correta como os agricultores apresentaram as candidaturas a este apoio financeiro”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual