Acordo do Mercosul atrasado

Acordo do Mercosul atrasado

[Fonte: Vida Rural]

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul está atrasado. De acordo com a agência Reuteurs os membros do bloco sul-americano mudaram as suas posições em assuntos que já estariam acordados. O Comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, de visita ao salão de máquinas agrícolas SIMA, em Paris, revelou à imprensa que espera resolver nas próximas semanas “a exigência dos EUA por uma parcela maior da cota de importação de carne de bovino. Houve alguns recuos por parte dos países do Mercosul em relação a alguns produtos em que já tínhamos chegado a um acordo em 2017. Lamento muito mas, ao que parece, há razões políticas nos países do Mercosul”.

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou em dezembro passado que o novo governo brasileiro de Jair Bolsonaro tornaria mais difícil chegar a um acordo em discussões de longa data com o Mercosul, que inclui Argentina, Paraguai e Uruguai. O grupo sul-americano está a pressionar uma maior abertura da Europa aos seus produtos, principalmente a carne.

A Europa quer concessões em relação ao setor automóvel, peças automotivas, contratos públicos, setor marítimo, laticínios e indicações geográficas, antes da próxima ronda de negociações, em março, avançou Phil Hogan.

Sobre o pedido dos EUA por uma parcela maior das 45.000 toneladas de importação da União Europeia de carne de bovino livre de hormonas, o comissário europeu disse que espera que esta questão seja resolvida entre “quatro a seis semanas”.

Comente este artigo

O artigo Acordo do Mercosul atrasado foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Câmara de Boticas aprovou Plano de Acção para o Sítio GIAHS Barroso
Próximo Portugal acolhe terceira conferência anual iPlanta

Artigos relacionados

Últimas

Eng. Agronomo

OFERTA DE EMPREGO
Eng.º(a) Agrónomo (a)

A nossa empresa está a contratar para a Península de Setúbal e Ribatejo.
O candidato selecionado terá como responsabilidade a promoção das gamas por nós comercializadas.

REQUISITOS:
Personalidade flexível, agilidade e espirito criativo para introdução de novas gamas.
Capacidade de trabalho e determinação em atingir objetivos. […]

Últimas

Fogo de Proença-a-Nova volta a ganhar intensidade

Proença-a-Nova, Castelo Branco, 25 jul (Lusa) – O incêndio florestal que lavra em Proença-a-Nova voltou a ganhar intensidade hoje à tarde, entre o Pergulho e Vale D’Água, estando a situação “muito complicada”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Inventário florestal continua por fazer

[Fonte: Expresso]

Planeia-se a floresta com base em dados de 2010. Chuva primaveril ditará dimensão dos próximos fogos

Portugal continua sem conhecer a floresta que tem. Esta é uma constatação que o Expresso ouviu de vários especialistas e que deixa um pouco “inquinado” o planeamento da defesa contra incêndios. […]