A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a Biodiversidade ao subscrever o act4nature Portugal, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable

A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a Biodiversidade ao subscrever o act4nature Portugal, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable

A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a Biodiversidade ao subscrever o act4nature Portugal, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable Development Portugal (BCSD) que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a Biodiversidade.

A Empresa pauta a sua atividade por uma atitude permanente de elevada responsabilidade ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, conservar a Biodiversidade e manter o equilíbrio dos ecossistemas são aspetos fundamentais do modelo de gestão sustentável dos seus espaços florestais e das suas unidades industriais.

Reforçar o compromisso com a promoção da Biodiversidade foi abraçado de forma natural e materializa-se, diariamente e desde logo, na floresta sob responsabilidade da Empresa.

Nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão, atualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir. Estas espécies são, ainda, alvo de monitorização regular, sobretudo as que apresentam estatuto de conservação “em perigo”, assegurando assim a sua proteção.

A defesa da Biodiversidade constitui um pilar estratégico de sustentabilidade ambiental da floresta que a Empresa promove, através da implementação de uma estratégia de conservação que inclui, por exemplo, a manutenção de áreas tampão para proteção de habitats valiosos e o adiar de operações de exploração e manutenção silvícola quando essas ações coincidem com o período de nidificação de algumas aves. De realçar que 4.100 hectares do total de área de floresta que é gerida pela Empresa, estão classificados como habitats protegidos pela Rede Natura 2000 e incluem montados e sobreirais, salgueirais e outros típicos da região mediterrânica.

Em Portugal, a área de floresta gerida pela Empresa integra 108.269 hectares (números relativos a 2019) e é composta por várias espécies, das quais se destacam o Eucalipto com 74% (80.333 ha), o Sobreiro com 3,5% (3890 ha), o Pinho e outras resinosas com 3% (3463 ha), outras espécies arbóreas com 2% (2116 ha) e infraestruturas e outras ocupações com 9,5% (10.318 ha). Do total de floresta que é gerido pela The Navigator Company, as áreas de conservação (habitats naturais e zonas classificadas) representam, aproximadamente, 11%.

Os viveiros da Empresa, dos maiores da Europa, têm capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas e produzem 160 espécies diferentes de árvores e arbustos. Grande parte destas espécies, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela The Navigator Company com o objetivo de manter a diversidade e a continuidade.

Para além do primeiro produtor nacional de eucalipto, a Empresa é um dos três primeiros produtores nacionais de pinheiro e de sobreiro.

Sobre o act4nature Portugal

O act4nature Portugal surge no âmbito do act4nature International, movimento lançado em França, em 2018, pela associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Em Portugal, a iniciativa foi lançada no Dia Internacional da Diversidade Biológica, a 22 de maio. Todas as empresas, organizações e instituições que atuem de acordo com a proteção da natureza e da Biodiversidade podem e devem demonstrar o seu acordo subscrevendo os compromissos. O objetivo é chegar ao maior número de subscritores possível e ampliar os esforços para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.

Comente este artigo
Anterior Governo apresenta Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais
Próximo Auchan Retail Portugal simplifica contacto com produtores locais

Artigos relacionados

Comunicados

Spain’s fourth-largest industrial sector meets at MEAT ATTRACTION 2018

The meat industry comprises more than three thousand companies and generates a turnover of € 24 billion and 100 thousand direct jobs
Madrid, […]

Comunicados

ADPM acolhe jornada de discussão sobre alterações climáticas e medidas de adaptação na pecuária extensiva

Mértola, 20 de março de 2019

No próximo
dia 22 de março, terá lugar, na sede da ADPM, em Mértola, uma reunião no âmbito
das Jornadas de Discussão do projeto LIFE Live Adapt “Modelos de adaptação da
pecuária extensiva na Europa às Alterações Climáticas”. […]

Últimas

IVA no setor silvícola ? Novo entendimento da AT – Júlio Wilson

Este artigo versa sobre a recente alteração de entendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sobre a aplicabilidade da autoliquidação do IVA […]