A mais recente campanha da EFSA intitula-se “A UE e a minha alimentação”

A mais recente campanha da EFSA intitula-se “A UE e a minha alimentação”

Assegurar saúde e segurança na produção de alimentos é uma constante preocupação dos produtores, e não é novidade. O tema da segurança alimentar visto pelos olhos do consumidor também não. O que torna esta nova campanha da EFSA tão interessante, e sobretudo válida, é exatamente a clareza com que se fala de ambos os temas como um só. A relação é óbvia e o benefício é comum.

Dos principais pressupostos desta campanha o que nos une é: “Todos adoramos comer” e “A Alimentação faz parte da nossa identidade”. Estes são, e assim devem continuar, os pontos de partida para conversas entre as famílias que consomem os alimentos e as que os produzem, e cujo objetivo comum é promover uma alimentação segura e nutritiva.

A campanha surge pela necessidade de reforçar que a Europa está unida no processo de certificar segurança nos alimentos que colocamos nas nossas mesas. Para além da Europa ter um dos mais elevados padrões de segurança alimentar do mundo, a preocupação com a sustentabilidade é uma constante na produção dos nossos alimentos. Trata-se de preservar o ambiente – o solo, a água e o ar – que sustenta as culturas das quais provém uma grande parte daquilo que comemos. É um ciclo que se respeita e a população tem de saber disso.

Curiosamente, a 2ª edição do Fórum Smart Farm, da ANIPLA, teve como tema central os “Mitos na Alimentação” onde o tópico da segurança foi dos mais abordados e reforçados pelos produtores e profissionais presentes.

O novo filme da campanha traz o tema e a comida à mesa das famílias. Trata-se de reposicionar o papel da alimentação das nossas vidas para além de um simples elemento de sobrevivência, conferindo-lhe valor cultural, parte da nossa tradição e consequentemente parte única das nossas melhores recordações.

Os alimentos são SEGUROS e a nossa alimentação faz BEM.

Assista ao vídeo ⬇️

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O artigo foi publicado originalmente em Anipla - fitotema.

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