“A agricultura portuguesa nos 50 anos do 25 de abril: mudanças e perspetivas de futuro” é o tema do encontro que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 10 de maio, no seu auditório principal (E).
Este encontro, enquadrado no marco das comemorações do aniversário da revolução de abril de 1974, pretende promover o diálogo e o intercâmbio de experiências e pontos de vista, em torno das mudanças que se operaram no mundo rural e na agricultura portuguesa nos últimos 50 anos, com impacte nos campos, nas pessoas, no território e nos sistemas alimentares. Esta reflexão sobre a agricultura e o mundo rural desde a revolução do 25 de abril convoca-nos também a pensar sobre o futuro, incluindo no que deverá mudar nas políticas públicas (europeias e nacionais) para eliminar as fragilidades dos nossos agricultores face ao mercado e reforçar o seu reconhecimento social, assegurar as condições para que se possa reduzir a dependência alimentar, regular as atividades que comportam riscos ambientais e apoiar aquelas que contribuem para a conservação da natureza e para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
O painel I subordina-se ao tema “A agricultura portuguesa e o impacto imediato da democracia”, já o painel II debruça-se sobre a temática “O Estado e o mercado: balanço e contribuição para as mudanças na agricultura portuguesa”. “Os desafios do futuro” é o tema global da mesa-redonda, que fecha o programa.
Os interessados em participar no encontro devem proceder à sua inscrição no respetivo formulário, acessível no link https://forms.gle/kwyLfRQWvEAb1bxe7. Toda a informação sobre o encontro está disponível no site da ESAC, em www.esac.pt (eventos).