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Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Azeite de Tr�s-os-Montes DOP: Novos sucessos internacionais!

por Agroportal
07-11-2010 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 10 mins
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 –  07-11-2010

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Azeite de Tr�s-os-Montes DOP: Novos sucessos internacionais!

Para alguns mais c�pticos, a sucessão de prémios que o Azeite de Tr�s-os-Montes DOP tem obtido, resulta apenas do acaso. Para outros os prémios nacionais ou internacionais não t�m qualquer import�ncia pois o mercado do granel continua em depressão.

Existem mesmo aqueles que acreditam que � poss�vel conseguir a valoriza��o do azeite nacional e regional sem trilhar o caminho da credibiliza��o e do prestágio, principalmente nos mercados internacionais que valorizam o azeite de excel�ncia.

Os diferentes prémios obtidos, em particular nestes �ltimos dois anos, são a prova de que nos �ltimos anos os olivicultores estáo a promover uma nova abordagem empresarial ao olival, adoptando boas pr�ticas de cultivo, antecipando a campanha e entregando a azeitona em boas condi��es de labora��o. As unidades de transforma��o (cooperativas e lagares) depois de uma efectiva requalifica��o tecnol�gica implementaram boas pr�ticas e normas de labora��o, laborando a azeitona no dia da colheita, controlando as temperaturas e identificando e diferenciando a qualidade dos diferentes lotes. O apoio e a dispersão de informação e a forma��o do Painel de Provadores de Azeite de Tr�s-os-Montes tem sido fundamental para garantir e identificar lotes de azeite qualidade superior. Os embaladores t�m gradualmente assumido o risco e o investimento na certifica��o DOP, na promo��o e presença em concursos internacionais que, ao contrário do que se pensa não são gratuitos. Todos os anos aparecem novos embaladores.

Lamenta-se que não exista em Portugal uma Interprofissional do Azeite que assuma a valoriza��o e protec��o desta qualidade e da fileira.

Lamenta-se que ainda hoje esteja criada a ideia que a �lei dos galheteiros� foi revogada por decreto verbal de um ministro.

Lamenta-se que ainda não estejam publicadas e regulamentadas as altera��es ao Regulamento CE 1019 que determina a indica��o do país de origem nos r�tulos de azeite.

Lamenta-se que a denomina��o �azeite� ainda seja a designa��o comercial de azeite refinado misturado com azeite virgem extra.

Lamenta-se que Portugal seja o único país produtor de azeite da Europa que não participa institucionalmente em certames como a SlowFood de Turim.

Mas como nem tudo são tristezas, hoje, mais uma vez, temos o prazer de divulgar mais tr�s excelentes resultados para o Azeite de Tr�s-os-Montes, em tr�s continentes diferentes, com diferentes tipos de embaladores: produtores, cooperativas e lagares, provando que � poss�vel continuar o trajecto de qualidade j� iniciado.

AZEITE PORCA DE MUR�A DISTINGUIDO EM CONCURSO INTERNACIONAL

O Azeite Porca de Mur�a conseguiu, uma vez mais, ser distinguido como um dos melhores azeites do mundo. Desta vez, o Lote 50 da Cooperativa Agr�cola dos Olivicultores de Mur�a, CRL (CAOM) arrecadou uma Medalha de Prata no prestigiado Concurso Internacional de Azeites �Los Angeles International Olive Oil Competition 2010�, onde estiveram presentes 477 azeites de 318 produtores de todo o mundo. A atribui��o deste distinto prémio vem coincidir com uma fase de profunda reestrutura��o da CAOM, que, mantendo a qualidade que lhe � reconhecida por todo o mundo, decidiu diversificar a sua gama de produtos, dando-lhes uma imagem mais moderna e actual. O investimento realizado em termos de imagem e o lan�amento de novos produtos vem de encontro � ambi��o da cooperativa de reposicionar o Azeite de Mur�a nas suas diversas marcas, de forma a refor�ar o seu posicionamento elevado no mercado, alicer�ado na qualidade e caracterásticas qu�micas e sensoriais de excep��o do azeite produzido. Com este investimento a Cooperativa espera conseguir um aumento do volume de vendas de 20% em dois anos, alicer�ado na aposta em mercados externos de elevado valor acrescentado. J� no próximo Natal, o Azeite Porca de Mur�a estar� presente no mercado com 3 marcas comerciais distintas que reflectem o trabalho de selec��o na produ��o, sendo o Azeite Porca de Mur�a a sua categoria �Premium�, o Azeite Senhor de Mur�a como a sua gama �Cl�ssica�, e o �tradicional� Azeite de Mur�a. Esta segmenta��o pretende não s� responder �s actuais exig�ncias dos consumidores nacionais, mas Também se assume como uma clara resposta aos padr�es de consumo dos mercados externos mais exigentes, como os Pa�ses Escandinavos, a Am�rica do Norte, o Brasil, Macau ou Jap�o. Tal como acontece com a economia portuguesa em geral, Também o crescimento de produtos de �nicho� se sustentar� no crescimento das exporta��es. Nesse sentido, a CAOM assume um claro refor�o da qualidade dos produtos oferecidos e um investimento nos mercados externos mais exigentes, apreciadores de produtos portugueses de excel�ncia. A maioria das exporta��es de Azeite Porca de Mur�a destina-se a mercados como o Canad�, Estados Unidos, Jap�o, Macau, Fran�a, Alemanha, Luxemburgo, Su��a, B�lgica, Holanda e Noruega. Contabilizando 984 associados, a Cooperativa Agr�cola representa a maioria dos pequenos produtores do concelho de Mur�a, que individualmente não teriam capacidade e estrutura para desenvolver o trabalho de mercado necess�rio � transforma��o, difusão, promo��o e rentabiliza��o das suas produ��es, revestindo-se de import�ncia crucial para a manuten��o dos agricultores na actividade agr�cola. Economicamente � uma das principais fontes de receita do concelho, que subsiste suportado em dois produtos agr�colas principais, o vinho e o azeite. No ano transacto, a CAOM transformou 1.800 toneladas de azeitona e produziu 290.000 litros de Azeite. Este ano, as expectativas apontam para um aumento da produ��o na ordem dos 5% e para uma qualidade similar � do ano anterior, um Azeite Virgem Extra com acidez de 0,2%, que representa cerca de 95% da produ��o total. Para além da nobre distin��o atribu�da ao produto, este galard�o � igualmente o reconhecimento do esfor�o e dedica��o dos cooperantes da Cooperativa Agr�cola dos Olivicultores de Mur�a, para quem a qualidade do azeite obtido � um motivo de orgulho. Obtido dos olivais tradicionais do concelho de Mur�a, este azeite � extra�do com as t�cnicas mais modernas, segundo padr�es de qualidade extremamente elevados.
(Cr�dito do texto � Cooperativa Agr�cola dos Olivicultores de Mur�a)

AZEITE JO�O DAS BARBAS MAIS UM SUCESSO INTERNACIONAL

O Azeite de Tr�s-os-Montes DOP, Jo�o das Barbas, produzido e comercializado por Constan�a Doutel de Andrade venceu mais um prémio internacional.

Desta vez o Azeite de Tr�s-os-Montes Jo�o das Barbas classificou-se no segundo lugar da Categoria Virgem Extra DOP do Primo Campionato del Mondo Olio Extravergine di Oliva � Exp� Shanghai 2010, promovido pela Associazione "Fiera Itinerante del Medio Tirreno Calabrese -F.I.ME.TI.CA. e que decorreu na Exposi��o Mundial de Shangai 2010.

Este prémio vem mais uma vez confirmar o excelente trabalho que está a ser realizado por esta produtora.

GUIA FLOS OLEI 2011 � A CONFIRMA��O DO SUCESSO

Foi publicada a edição do Guia FLOS OLEI 2011 promovida pelo famoso provador de azeite Marco Oreggia. (www.marco-oreggia.com)

A regi�o de Tr�s-os-Montes e Alto Douro está representada com 9 produtores entre os 17 portugueses presentes no Guia.

Maria Constan�a de Castro Doutel de Andrade
Quinta do Crasto
Clemente Men�res
Jo�o Batista Pinheiro Paulo
Tetrib�rica – Agricultura Biol�gica
Quinta Vale do Conde
Cooperativa de Olivicultores de Valpa�os
Hern�ni Verdelho
Produção e Comercializa��o de Vinhos e Azeites Viaz

Este ano o destaque individual vai para o azeite Risca Grande do Alentejo que conquistou um lugar entre os 20 melhores, neste caso dedicado ao melhor Virgem Extra Biol�gico.

No entanto � necess�rio destacar que o azeite portugu�s com melhor pontua��o foi o Azeite de Tr�s-os-Montes DOP – Romeu da Sociedade Clemente Men�res com 92 pontos.

A presença dos azeite regionais e nacionais entre os 19 países representados neste Guia, representa uma enorme responsabilidade e � fundamental garantir que ano ap�s o azeite regional e nacional marca presença neste guia de refer�ncia internacional para assim se credibilizar nos mercados que valorizam a qualidade.

Fonte:  AOTAD


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Artigos

  • Agronotícias (01/11/2010) – Olivicultura: Fileira do azeite investe 1,3 milhões numa rede social semelhante ao Facebook 


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