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– 07-05-2008 |
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Canad�: Vinho alentejano premiado em festival internacional de TorontoA empresa portuguesa de vinhos alentejanos Fita Preta foi galardoada com um prémio de melhor "tinto" no "Sant� – Festival Internacional de Vinhos de Toronto", a decorrer até domingo. O "Preta 2005" da empresa Fita Preta obteve o prémio de melhor "tinto" na categoria de "bom corpo a muito encorpado", segundo afirmou � Lusa David Booth, um dos propriet�rios da Fita Preta que está em Toronto. O certame, a comemorar o seu d�cimo anivers�rio, conta este ano com um total de 74 produtores, provenientes de 12 países, entre os quais Portugal, e irá a colocar � degusta��o um total de 375 vinhos. Apenas duas empresas portuguesas estáo representadas nesta grande mostra de vinho no Canad� que este ano aguarda dez mil visitantes. são elas, o produtor de vinho do Porto Fonseca e o Fita Preta, com o vinho alentejano. O festival tem grande popularidade e projec��o, devido a estar igualmente associado ao canal de televisão "Food Network" e incluir sess�es gastron�micas pelas m�os de famosos chefes norte-americanos. Em declarações � Lusa, David Booth, um dos propriet�rios da Fita Preta, manifestou grande satisfa��o pelo prémio obtido logo na estreia da sua empresa no evento, frisado tratar-se de "uma categoria muito ambicionada por todos os produtores presentes. são boas notícias para Portugal". "A Fita Preta venceu este ano um prémio de um dos melhores vinhos", confirmou � Lusa fonte da organiza��o. Sobre o processo de selec��o, referiu que "os vinhos [para o festival] são escolhidos pela Comissão de Selec��o de Vinhos ap�s uma degusta��o �s cegas. E � a mesma comissão que escolhe os premiados". Os galard�es foram entregues teráa-feira � noite num jantar dedicado aos produtores, o qual teve a particularidade de cinco chefes de renome conceberem pratos que seriam emparceirados com os vinhos ganhadores. No caso do "Preta 2005", o tinto portugu�s premiado foi associado a um criação de Mark McEwan, um chefe de Toronto actualmente dono de uma empresa de "catering" de luxo, além de protagonizar um programa na cadeia televisiva Food. Criada em 2004, a Fita Preta � uma pequena empresa assente em modernas t�cnicas de vinifica��o e numa estratégia de promo��o apelativa, que tem obtido v�rios prémios internacionais. Sem possuir vinhas, a companhia produz vinho a partir de uvas compradas a viticultores na regi�o do Alto Alentejo. Actualmente, comercializa dois tintos (um com a marca "Preta", de gama alta, e o "Sexy, de gama média), um ros� "Sexy" e, em breve, lan�ar� o branco "Sexy". A produ��o da Fita Preta tem subido de ano para ano, e em 2007 atingiu um total de 109 mil garrafas, destinando metade do volume para exportação, sendo a B�lgica o seu principal cliente estrangeiro. "O Canad� poder� tornar-se rapidamente num importante mercado de exportação para n�s", estima David Booth, raz�o por que busca licen�a nas prov�ncias onde existe monop�lio na comercializa��o de bebidas alco�licas, como � o caso do Ont�rio. "Iremos trabalhar com o nosso importador para distribuir vinhos no Ont�rio e estamos a procurar importadores para outras prov�ncias", indicou. Por sua vez, o grande produtor de vinho do Porto Fonseca tem marcado presença neste festival desde que foi criado. "� um evento de grande import�ncia para a Fonseca, dado estar presente neste mercado que, de acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, j� representa 14 por cento das vendas globais de Vinho do Porto", declarou � Lusa a partir de Portugal, Jorge Ramos, respons�vel pelo mercado norte-americano. Segundo Jorge Ramos, a estratégia da Fonseca no mercado canadiano centra-se na aposta em vinhos de categorias especiais – LBV ("Late Bottled Vintage"), "tawnies" indica��o de idade 10, 20 e 40 e "vintage". "No ano passado, por exemplo, lan��mos o primeiro vinho do porto cem por cento orgúnico, produzido através de uvas e aguardente org�nica – Terra Prima", indicou. O respons�vel encontra, no Canad�, um "potencial de crescimento e em prov�ncias tais como Ont�rio, Alberta e Col�mbia Brit�nica". No que concerne � prov�ncia do Quebeque, a principal regi�o canadiana importadora e consumidora de Porto, o gestor reconheceu a quebra assistida nos �ltimos anos. Por�m, reiterou confian�a no mercado, referindo que a aposta � Também nas "categorias especiais e de valor acrescentado para o cliente final". Aquela tend�ncia de quebra, conforme aludiu, terá sido entretanto invertida, dado que "no ano de 2007 e, de acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, as exporta��es para o Quebeque foram na ordem dos cerca de 160 mil caixas de nove litros, sendo este o primeiro acr�scimo desde 2003". Cerca de 80 por cento da produ��o anual da Fonseca vai para exportação, ficando os restantes 20 por cento no mercado portugu�s (ou seja, 25 mil caixas de nove litros). Os principais destinos internacionais da marca são os EUA, Canad� e o Reino Unido.
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