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– 26-06-2008 |
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Cofaco A�ores adopta nova identidade corporativa e muda imagem dos funcion�riosA Cofaco, ind�stria conserveira localizada no arquip�lago dos A�ores, produtora e detentora de marcas l�deres tais como Bom Petisco, em Portugal, e �s do Mar, no segmento premium em It�lia, adoptou uma nova identidade corporativa, lan�ando um novo log�tipo. Este materializa o desenvolvimento do seu posicionamento estratégico, cujas vantagens competitivas assentam, além do processamento do atum, na origem do seu pescado. Este � obtido através de m�todos artesanais, como � o caso da arte de "salto e vara", ou seja, o atum � todo capturado � cana, garantido que outras especies, como � o caso do golfinho, não sejam molestadas. Esta caracterástica garante que o impacto ambiental seja m�nimo, permitindo que os seus produtos/marcas ostentem o logo "Dolphin-Safe", atribuído pela organiza��o ambiental Earth Island Institute. Para Duarte Parente, presidente da Cofaco A�ores, "a adop��o desta nova marca � o reflexo inevit�vel da necessidade de projectar nossa imagem de dinamismo no mercado, ajustando-a � actual realidade empresarial e � nossa posi��o enquanto l�deres de mercado." Ao mesmo tempo, Duarte Parente real�a que a nova identidade "faz transparecer os valores e a pol�tica da empresa, que se baseiam, essencialmente, no know how, qualidade, credibilidade e sustentabilidade dos mares." O novo log�tipo, criado pelo atelier Terra Design, cuja principal refer�ncia estática está configurada num estilizado e din�mico peixe com fundo em aguarela azul, substitui o antigo monograma vermelho e azul-escuro da letra C (inicial da palavra Cofaco). Deste modo, a empresa passa a projectar uma imagem de maior dinamismo e modernidade em equil�brio com a tradi��o. O trabalho de re-branding visou Também a criação de um log�tipo que permitisse uma eficaz aplica��o em qualquer tipo de fundo. A associa��o aos oceanos era Também fundamental. Assim, recorreu-se aos tons de azul, bem como � simbologia da �gua do mar. O azul do mar está Também conotado � racionalidade, tranquilidade e satisfa��o. Pretende-se com esta nova identidade apostar num design mais actual e bem equilibrado, composto por um lettering moderno e jovial e por uma simbologia optimizada. Neste processo, foram preservados os valores de tradi��o, rigor e confian�a que sempre t�m estado associados � Cofaco, mas refor�ando-os com novos valores que traduzem modernidade, agilidade e universalidade. "Se, por um lado, � imperativo transmitir a seriedade, maturidade e experi�ncia, por outro, Também � importante reflectir o espôrito jovem e a energia da Cofaco", esclarece Duarte Parente. Novas fardas renovam visual dos funcion�rios Porque motivar Também passa por mimar, a Cofaco A�ores renovou o visual dos seus funcion�rios. "além de respeitar os aspectos relacionados com a segurança e higiene, h� que tornar os colaboradores mais bonitos. Sem eles, cerca de 600, a empresa não existia", garante Duarte Parente. Para complementar o processo de Inovação da sua identidade corporativa, a Cofaco procedeu � renova��o das fardas dos funcion�rios. H� cerca de 25 anos que os uniformes dos empregados, na sua grande maioria mulheres, não sofriam qualquer Inovação ou altera��o. Ao optar pelo novo design a Cofaco quer demonstrar, por um lado, a sua confian�a na qualidade e contemporaneidade da moda portuguesa actual e, por outro, maximizar o respeito pelas regras de segurança e higiene inerentes �s normas da ind�stria alimentar. Funcional, intemporal e actual são alguns dos adjectivos utilizados para definir a colec��o, que Também recorre �s cores da nova imagem da Cofaco, caracterizada pelos tons de azul mais frescos. O conceito de base privilegiou a naturalidade e a flexibilidade no trabalho, permitido a cada classe fabril ter um visual pr�prio. A apar�ncia, o conforto e a funcionalidade foram os principais par�metros tidos em conta na selec��o das novas fardas. Duarte Parente salienta: "Continuamos a trabalhar para consolidar a Cofaco como empresa l�der da ind�stria conserveira do país, mas nunca nos esquecemos que ela Também deve ser a melhor para se trabalhar. Por isso, além de as novas fardas serem mais modernas e bonitas, foi factor determinante o nível. de conforto e funcionalidade que conferem aos seus utilizadores." "As novas fardas surgem na sequ�ncia de todo o trabalho desenvolvido, nos anos mais recentes, para transformar a Cofaco numa empresa mais forte, moderna e competitiva e traduzem o espôrito de mudan�a, renova��o e rejuvenescimento da nova Cofaco. Este � mais um momento marcante na vida da Cofaco. Estamos a preparar uma empresa para os próximos 20 anos. Estruturalmente, estamos preparados para os desafios. Para conseguirmos chegar, de forma s�lida, �s etapas seguintes, estes são passos determinantes", esclarece o presidente da empresa. Cofaco relan�a-se na Internet A Cofaco no ambito do desenvolvimento do seu posicionamento, apresenta um novo site, que poder� conhecer em www.cofaco.pt. Este meio de comunica��o, cada vez mais global, privilegia o canal B2B e B2C, pois, por um lado, d� a conhecer a hist�ria da Cofaco, a sua missão, valores, responsabilidade social e ambiental, bem como o portf�lio de produtos/marcas, e por outro, as vantagens nutricionais do consumo de atum e sugestáo de receitas. Progredir pela qualidade Com um conjunto de marcas – Bom Petisco, Ten�rio, Pit�u e L�der – que representam mais de 50% do mercado nacional de conservas de peixe (correspondente a 52 milhões de latas de atum por ano), a Cofaco A�ores facturou no ano passado 46 milhões de euros. S� por si, a marca Bom Petisco vende, anualmente, 39 milhões de latas, o que significa a lideran�a absoluta na categoria das conservas de atum em Portugal. Fora de portas, nos mais de 30 países onde a empresa a�oriana marca presença através das marcas �s do Mar (em It�lia a marca lidera no segmento price premium das conservas de peixe) e Bon Appetit, a factura��o rondou os 32% do valor total. O atum Bom Petisco ocupa uma posi��o de destaque não apenas em Portugal, mas Também em mercados internacionais, tais como Fran�a, Luxemburgo, Sui�a, Angola, Mo�ambique, Austr�lia, Canad�, E.U.A. e Brasil, M�xico, Jap�o. Mais de 30% das vendas da Cofaco A�ores, empresa que produz e comercializa a marca, t�m como destino a exportação. A praticar uma pesca respons�vel e com embarca��es distinguidas pelo Earth Island Institute com o estatuto Dolphin Safe, a Cofaco A�ores tem, actualmente, tr�s p�los industriais: Madalena do Pico (Ilha do Pico), Rabo de Peixe (Ilha de são Miguel) e Horta (Ilha do Faial), onde fabrica as conservas. Com um know how acumulado de quase um s�culo e com as marcas Bom Petisco e �s do Mar a serem embaixadoras dos A�ores e de Portugal, a Cofaco tem uma pol�tica de empresa assente na trilogia: satisfa��o total das expectativas dos clientes, dos consumidores e melhoria continua da qualidade dos produtos. Por tr�s deste neg�cio, estáo os homens e as mulheres que constru�ram e constroem a empresa, que sempre souberam respeitar o mar e que concentraram esfor�os no refor�o do posicionamento e imagem da empresa enquanto l�der de mercado. Internacionalizada em v�rios países, a Cofaco A�ores ambiciona novas mercados. No entanto, o seu presidente defende que "em primeiro lugar, h� que tratar bem os mercado nacional e os outros mercados onde j� estamos. A minha progressão � na qualidade. não na quantidade." Nas unidades industriais da Cofa�o A�ores impera o trabalho feminino (cerca de 85% dos 600 funcion�rios). Dado que nestas comunidades existem realidades familiares e pessoais muito dif�ceis e que, por vezes, são transportadas para o local de trabalho, acabando por reflectirem.se na produtividade e em absentismo, a Cofaco A�ores está empenhada, conjuntamente com o Governo Regional dos A�ores, num programa de forma��o profissional e de educa��o social para a regi�o. Habituada a partilhar causas, a Cofaco A�ores �, por essa raz�o, um dos membros fundadores da "Empres�rios pela Inclusão Social", uma associa��o que, com o patroc�nio do Presidente da República, visa o combate � exclusão social. prémio ambientalista para conservas da Cofaco Recentemente, a Cofaco A�ores foi galardoada pela organiza��o ambientalista Friends of de Sea (ver notícia de 03/03/2008) , que lhe atribuiu um prémio pela qualidade do produto e preocupa��es evidenciadas durante todo o processo, desde a captura até ao embalamento do pescado. Esta distin��o foi concedida durante a X Infofish World Tuna Trade, que decorreu em Banguecoque no final de Maio. A representante da FAO nesta confer�ncia, Helga Josupeit, referiu-se a este prémio como um bom exemplo que deveria ser seguido a nível. mundial. De dois em dois anos, toda a comunidade internacional que trabalha o atum, principalmente armadores, conserveiros, distribuidores, cientistas e ambientalistas, re�ne-se na Tail�ndia, um dos principais países produtores, com o objectivo de debater e recomendar as medidas mais adequadas para a preserva��o desta esp�cie migratéria. Actualmente, os estudos apontam para uma escassez crescente do atum. Também o atum Bom Petisco foi distinguido com o prémio "Melhor Produto A�oriano" pela Casa dos A�ores do Ont�rio (a mais populosa prov�ncia do Canad�), confirmando, assim, a sua qualidade e prestigio não s� em Portugal mas Também a nível. internacional. J� este ano o atum Bom Petisco tinha sido escolhido como "Sabor do Ano 2008", na categoria de conservas, por um conjunto de consumidores representativo da popula��o portuguesa através de provas cegas do produto. A conquista do galard�o de marca de excel�ncia pela Superbrands foi outra das distin��es atribu�das ao Bom Petisco. Para Duarte Parente, administrador da Cofaco A�ores, empresa produtora e detentora da marca Bom Petisco, "estes prémios são o reconhecimento do nosso trabalho e uma forma de aumentarmos s notoriedade da nossa marca e do nosso produto junto do grande público."
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