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– 18-04-2008 |
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Vinhos: Concurso do Baixo Alentejo com 72 candidatos para promover qualidadeSetenta e dois vinhos de 26 produtores participam s�bado, em Serpa (Beja), no terceiro Concurso de Vinhos do Baixo Alentejo para promover a qualidade e estimular a produ��o vitivin�cola na regi�o. O concurso, organizado pela Confraria dos Gastr�nomos do Distrito de Beja (CGDB) e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), vai decorrer na sede desta instituição de ensino, na Herdade da Bemposta. Um j�ri composto por 11 elementos, entre especialistas do sector e simples consumidores, vai reunir-se todo o dia para "apreciar", através de uma "prova cega", os 72 vinhos a concurso, explicou hoje � agência Lusa Jo�o Pereira Santos, da EPDRS. Trata-se de 46 vinhos tintos, 19 brancos e sete rosados de 26 produtores do distrito de Beja e das sub-regi�es vitivin�colas de Vidigueira, Moura e Granja-Amareleja. No pr�prio dia, acrescentou o respons�vel, o j�ri irá atribuir as pontua��es e, por iner�ncia, os prémios, que seráo revelados e entregues a 16 de Maio, numa sessão pública Também na sede da EPDRS. � edição deste ano concorreram mais dois produtores do que no ano passado e houve um aumento dos vinhos a concurso nas categorias tinto (mais cinco) e branco (mais tr�s). "� um sinal de que h� cada vez mais produtores a encarar o concurso como uma iniciativa positiva para promover os vinhos que são produzidos no Baixo Alentejo", frisou Jo�o Pereira Santos. A categoria rosado teve menos um candidato do que no ano passado, "porque o concurso deste ano foi lan�ado um m�s mais cedo e a maior parte dos vinhos rosados, que dependem da colheita do pr�prio ano vin�cola, ainda não estavam prontos e engarrafados", explicou o respons�vel. O concurso pretende "premiar para promover e divulgar os vinhos de qualidade que são produzidos no Baixo Alentejo, afirmando a sua especificidade no quadro da grande regi�o vin�cola que � o Alentejo", explicou � Lusa Manuel Bai�a, da CGDB. além de "estimular o consumo moderado de vinhos de qualidade", o concurso quer Também "promover as possibilidades de crescimento do vinho produzido no Baixo Alentejo no mercado nacional e internacional". O vinho alentejano "continua a dominar o mercado nacional de vinho de qualidade, com uma quota de cerca de 46 por cento", enquanto as exporta��es "j� atingem cerca de 15 por cento da produ��o total", frisou Manuel Bai�a. O concurso pretende ainda promover o Baixo Alentejo como "destino en�filo", porque, explicou Manuel Bai�a, "o sector vitivin�cola � um dos que apresenta maior potencial de crescimento econ�mico na regi�o". "O distrito de Beja tem assistido ao surgimento de projectos vitivin�colas de grande envergadura e qualidade", salientou, acrescentando que se trata de "investimentos avultados, que t�m transformado e aumentado a oferta de vinhos disponível. no mercado". De acordo com Manuel Bai�a, existe um n�mero "significativo" de vinhos de qualidade produzidos no Baixo Alentejo "escondidos" sob a designa��o de Vinho Regional Alentejano. Uma realidade que "qualquer consumidor mais atento pode verificar nas prateleiras dos supermercados e garrafeiras", sugeriu, explicando que "grande parte dos concelhos do distrito de Beja não são abrangidos pela Denomina��o de Origem Controlada (DOC) Alentejo, pelo que, s� pela morada do produtor se poder� saber a origem do vinho". Os vinhos do Baixo Alentejo, salientou Manuel Bai�a, "aproximam-se das novas tend�ncias dos mercados nacional e internacional, com um perfil moderno, arom�tico e concentrado". "são vinhos actuais e jovens, fruto de uma criteriosa selec��o de castas, de apurada investiga��o cient�fica, tanto no campo como na adega, e alicer�ados num marketing agressivo", frisou. Por outro lado, as extensas plan�cies do Baixo Alentejo "permitem grandes áreas de cultivo" e a "introdu��o de meios mecúnicos para a apanha da uva", que, salientou, "tornam a regi�o �mpar ao nível. das possibilidades de produ��o de vinhos com uma excelente rela��o qualidade pre�o". Sobretudo nas categorias "Premium" e "Super-Premium", "t�o importantes para conquistar o mercado nacional e, principalmente, o internacional, que pede vinhos de qualidade, pre�os competitivos e grandes volumes de produ��o", rematou.
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