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– 12-04-2008 |
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Azeite: Regi�o de Tr�s-os-Montes registou quebra de produ��o de 35,5 por centoA regi�o de Tr�s-os-Montes e Alto Douro registou, na campanha de 2007/8, uma diminui��o de 35,5 por cento na produ��o de azeite devido � baixa pluviosidade e aos ataques de gafa e mosca da azeitona em algumas zonas. Fonte da Direc��o regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) disse � agência Lusa que a produ��o de azeite da campanha 2007/8 "� muito inferior � anterior" e que os lagares da Regi�o laboraram durante menos tempo. A quebra acentuada da matéria-prima azeitona para azeite determinou uma significativa diminui��o da produ��o global de azeite na ordem dos 35,5 por cento, correspondendo a uma diminui��o de 62.915 hectolitros, comparativamente ao ano anterior. Esta quebra resulta, entre outros factores, de ataques de gafa – a mais importante doen�a do olival em Portugal – e mosca da azeitona em algumas zonas de produ��o, assim como das condi��es climatol�gicas adversas verificadas ao longo do ano, sobretudo a baixa pluviosidade. A DRAPN salientou ainda que a ocorr�ncia de fortes geadas na fase final da matura��o da azeitona e in�cio da colheita contribu�ram para esta quebra acentuada. A Regi�o Norte, sobretudo Tr�s-os-Montes, conjuntamente com o Alentejo são as regi�es que mais contribuem para a produ��o nacional de azeitona para azeite. Cerca de 70 hectares da regi�o transmontana estáo ocupados por olival, que se traduzem numa produ��o média anual de 13 toneladas de azeite. Neste territ�rio existe uma área de produ��o de azeite com a Denomina��o de Origem Protegida "Azeite de Tr�s-os-Montes", que ocupa 71 por cento da área do olival para azeite desta regi�o. E � para promover e divulgar este produto DOP que se realiza a I Mostra do Azeite de Tr�s-os-Montes e Alto Douro, em Valpa�os, entre os dias 17 e 20 de Abril. Este certame representa uma organiza��o conjunta da autarquia local, Associa��o de Agricultores de Tr�s-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), Rota do Azeite de Tr�s-os-Montes e Cooperativa de Olivicultores de Valpa�os. "Queremos que seja uma mostra efectiva do que � o azeite da regi�o. Ao mesmo tempo pretende valorizar o DOP", afirmou Jo�o Branco, presidente da AOTAD. O respons�vel salientou a luta para aumentar a produ��o DOP e as exporta��es deste azeite na regi�o e referiu que, em breve, será criada a Indica��o Geogr�fica Protegida (IGP), o que permitirá incluir os produtores do Douro, actualmente exclu�dos da área geogr�fica DOP. Segundo frisou, a maior parte do produto que � actualmente exportado � a granel, sendo que as vendas para o exterior de azeite DOP � ainda residual. Na mostra v�o estar 88 expositores, dos quais 37 são produtores individuais, 35 são empresas relacionadas com a maquinaria e novas tecnologias do sector e as restantes seis são stands ocupados por instituições. O vereador da C�mara de Valpa�os, Am�lcar Castro Almeida, referiu que o evento quer atrair pessoas de toda a regi�o Norte e da Galiza. No ambito do evento decorre ainda a "Escola do Azeite", que pretende sensibilizar os mais jovens para que reconhe�am a import�ncia de consumir azeite de qualidade e os seus benef�cios para a Saúde. Ao mesmo tempo realizam-se "Saberes e Sabores do Azeite", provas did�cticas de azeite com a dinamiza��o do Painel de Provadores de Azeite de Tr�s-os-Montes. No �ltimo dia do certame vai ter lugar a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Europeu de Azeites DOP, que conta com a participa��o de produtores portugueses e espanh�is. Segundo Jos� Ventura, director de serviços da Cooperativa de Olivicultores de Valpa�os, neste territ�rio a quebra na azeitona foi menos significativa. "Nesta campanha os nossos olivicultores colheram cerca de oito milhões de quilos de azeitona que se traduziram em cerca de 1,4 milhões de litros de azeite", salientou. Oitenta e cinco por cento do azeite de Valpa�os � consumido no mercado interno, mas Também aqui este produto ganha cada vez mais dimensão internacional e está a conquistar o Brasil, o Luxemburgo, a Fran�a ou até mesmo as pequenas ilhas Maiote, na �frica do Sul. Os olivicultores transmontanos procuram inovar-se cada vez mais e, nesse sentido, a Cooperativa Agr�cola de Mur�a abriu uma loja on-line, através da qual os consumidores poder�o comprar os produtos sem sa�rem de casa. Por sua vez, para aumentar o turismo associado a este sector, a Rota do Azeite quer levar os turistas a participar na apanha da azeitona, uma iniciativa que pretende mostrar as dificuldades inerentes deste trabalho agr�cola e valorizar este produto. A rota � uma iniciativa da Associa��o Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), tem como objectivo promover o azeite qualidade que se produz na regi�o transmontana, mas Também adicionar as potencialidades tur�sticas deste territ�rio.
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