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– 02-04-2008 |
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Adega de Redondo com resultados positivos em 2007Para a Adega Coop de Redondo, o balanão do ano de 2007 � francamente positivo: foram exportadas mais de um milh�o e meio de garrafas, quando, em 2004, o valor foi de apenas 200 mil garrafas – ou seja, um aumento de 700%. A marca Porta da Ravessa manteve a lideran�a do mercado nacional, com vendas na ordem dos nove milhões de garrafas; o Real Lavrador voltou a cotar-se entre as 10 marcas mais vendidas no país e o Anta da Serra registou uma significativa tend�ncia de crescimento, no exigente segmento m�dio, m�dio-alto. Uma refer�ncia, ainda, para o facto de se ter registado a segunda melhor vindima de sempre, com pouco mais de 17 milhões de quilos de uva. Apesar de uma conjuntura econ�mica pouco favor�vel e de um sector marcado por uma extrema competitividade, com o desmesurado aparecimento de novas refer�ncias no mercado, para a Adega Coop de Redondo (AcR), o fecho do ano de 2007 foi bastante positivo. Os resultados no dom�nio da exportação t�m particular significado, pela import�ncia crescente que os mercados internacionais t�m no desenvolvimento econ�mico das empresas e do pr�prio país, sendo de real�ar que, nos �ltimos quatro anos, o volume de exporta��es da AcR aumentou em cerca de 700%, com 219.000 garrafas exportadas em 2004 e 1.560.000 em 2007. Com este resultado, a adega passou a ser o segundo maior exportador de vinhos de qualidade da regi�o do Alentejo, com a Su��a, Brasil, Fran�a, Angola, Luxemburgo, Estados Unidos da Am�rica, China, B�lgica, �frica do Sul, Mo�ambique, Alemanha, Finl�ndia, Holanda e República Checa a assumirem-se como os mercados que mais acolhem os vinhos do maior produtor da sub-regi�o de Redondo. No que toca ao mercado nacional, o Porta da Ravessa manteve a sua lideran�a incontestada, com mais de nove milhões de garrafas vendidas – cerca do dobro da segunda mais vendida! – 80 e 20 por cento, respectivamente, nas vers�es Tinto e Branco. Em rela��o a 2006, destaque para o crescimento de 300% do Porta da Ravessa Ros�, tendo esgotado a produ��o pouco depois de ter sido introduzido no mercado. Em rela��o a outras refer�ncias, o Real Lavrador manteve-se entre as 10 marcas mais vendidas no país, com cerca de quatro milhões de garrafas, enquanto o Anta da Serra voltou a registar uma salutar tend�ncia de crescimento, com cerca de meio milh�o de garrafas vendidas, um n�mero significativo, tendo em conta o facto de se tratar de uma marca do segmento m�dio, m�dio-alto. Apesar das circunst�ncias do mercado, sublinhe-se que os volumes de vendas não foram resultado de uma pol�tica de quebra de pre�os, sendo mesmo de assinalar uma ligeira tend�ncia de crescimento, em rela��o ao período hom�logo anterior, sendo que, no final de 2007, os pre�os dos vinhos Tinto e dos Brancos registaram uma subida de quatro e 10%, respectivamente. Para a AcR, o balanão de 2007 não pode terminar sem duas refer�ncias: pelo facto de ter sido marcado pela segunda maior vindima de sempre, com mais de 17 milhões de quilos de uva e pelo investimento feito ao nível. da embalagem, com a aquisi��o de uma m�quina que permitiu passar de 15 para as 35 caixas embaladas por minuto. Deste modo, a AcR está em condi��es de potenciar a capacidade da linha de engarrafamento, em cerca de 12.000 garrafas/hora. Para 2008, os objectivos da AcR passam por chegar aos dois milhões de garrafas exportadas e pela manuten��o das vendas no mercado nacional. O Porta da Ravessa tem todas as condi��es para continuar a ser o vinho de elei��o dos portugueses, mas Também nos vinhos de menor rota��o, como o Anta da Serra, existe a determina��o em manter a tend�ncia de crescimento, com especial incid�ncia no mercado da restaura��o".
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