|
|
|
|
|
– 22-10-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Comunicado
A ANIA � Associa��o Nacional dos Industriais de Arroz vem por este meio informar o mercado: 1. Desde 2004 que os pre�os da matéria-prima nacional, europeia e mundial t�m vindo a subir. 2. Na campanha agora iniciada, a tend�ncia altista de pre�os ainda se agrava mais, devido aos seguintes factores: 2.1. Aumento da procura mundial, quer para a alimenta��o humana, quer para a alimenta��o animal (ra��es). Devido ao crescimento demogr�fico, a China e a �ndia estáo com aumentos de consumo de arroz muito elevados. Também o aumento da classe média nestes países leva a que o consumo das variedade de melhor qualidade, normalmente usadas para exportação, Também suba. Na �ndia, o governo aumentou o pre�o de interven��o para garantir stocks de segurança face � escassez. 2.2. Quebra da produ��o em alguns países produtores importantes e baixa dos stocks mundiais (os mais baixos desde h� 25 anos). Com consequ�ncias para o mercado nacional, cheias na Guiana e na �ndia provocaram, respectivamente, quebras de produ��o no arroz importado Agulha e Basmati, provocando subidas de pre�os acentuadas, em particular para este �ltimo. 2.3. Quebra dos n�veis de exportação a nível. mundial, com países como a �ndia (3� exportador) a proibir as exporta��es de arroz (excepto o Basmati), retirando do mercado cerca de 3,0 MT. Com o encerramento das exporta��es na �ndia, o mercado da Tail�ndia (1� exportador) reagiu em alta, mantendo-se a expectativa de subida nos próximos tempos, uma vez que o Paquist�o continua a não incentivar as exporta��es, e não � esperado que o Vietname (2� exportador) emita novas licen�as de exportação até Novembro. Também as exporta��es dos EUA para a UE, normalmente elevadas, foram banidas pela ind�stria europeia, devido � detecção de arroz geneticamente modificado durante a campanha passada. 2.4. Subida de pre�os dos outros cereais (trigo, milho, cevada, etc.), que competem com o arroz, quer ao nível. da produ��o, quer do consumo. A constante subida do pre�o do petr�leo (�80,0 USD/barril) tem impulsionado a utiliza��o dos cereais para a produ��o de biocombust�veis. 2.5. Aumento brutal dos custos de transporte e sua escassez (barcos, contentores e pessoal especializado), devido ao aumento do com�rcio mundial (China, �ndia, etc.). Estes factores t�m tido uma consequ�ncia explosiva nos pre�os dos cereais e do arroz como matéria-prima: EUA +50%; Tail�ndia +40%; Vietname +40%; Guiana e Suriname +40% (Fonte: FAO). Como resultado, os pre�os da matéria-prima na Europa Também se agravaram. Desde 2004, houve um aumento de pre�os na UE entre 60% e 100%. 3. A par destes aumentos no custo da matéria-prima, Também os custos energ�ticos, de transporte, t�cnico-legais, e de distribui��o, a nível. nacional, t�m sofrido um agravamento consider�vel. Face a estes condicionalismos na produ��o de arroz branqueado, a ANIA, consciente do peso deste produto na dieta dos Portugueses, vem alertar para a inevit�vel subida a curto prazo do seu pre�o ao consumidor.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post