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Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

UE: Parlamento Europeu vota sobre a OCM do vinho

por Agroportal
11-12-2007 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 27 mins
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 –  11-12-2007

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UE: Parlamento Europeu vota sobre a OCM do vinho

O Parlamento Europeu vai debater hoje e votar amanh� sobre a proposta de regulamento relativa � organiza��o comum do mercado (OCM) vitivin�cola, com base num relatério elaborado pela comissão parlamentar da Agricultura. Os eurodeputados t�m uma posi��o diferente da do executivo comunitário em rela��o a v�rios aspectos essenciais da reforma, opondo-se, por exemplo, � liberaliza��o total dos direitos de plantação a partir de 2014 e � aboli��o dos apoios � destila��o para �lcool de boca.

Direitos de plantação

Comissão Europeia

Na sua proposta, a Comissão Europeia prev� a aboli��o dos direitos de plantação a partir de 1 de Janeiro de 2014. O regime de restri��o dos direitos de plantação será prolongado até 31 de Dezembro de 2013. A partir de 2014, a plantação de vinha será livre, a fim de melhorar a competitividade. "O objectivo � permitir aos produtores de vinho competitivos que ampliem a sua produ��o, a fim de reconquistar antigos mercados e ganhar novos mercados na União e em países terceiros", explica o executivo comunitário.

Comissão da Agricultura do PE

No relatério elaborado em processo de consulta, a Comissão da Agricultura do PE op�e-se � liberaliza��o total dos direitos de plantação a partir de 2014. Segundo os eurodeputados, � conveniente manter em vigor a proibição de novas plantações, "em princ�pio", até 31 de Dezembro de 2013, acrescentando, no entanto que, "no decorrer do ano 2012, conviria analisar a efic�cia das medidas adoptadas no quadro da reforma do mercado vitivin�cola de 2007 e decidir da manuten��o ou da suspensão do regime de plantação" (altera��o 33).

O compromisso obtido na comissão parlamentar da Agricultura estabelece, assim, que não haver� uma liberaliza��o autom�tica, sendo necess�rio fazer uma avalia��o do sector antes de qualquer liberaliza��o.

Como explica o relator, Giuseppe CASTIGLIONE (PPE/DE, IT), "a oportunidade ou não de liberalizar as superf�cies vitivin�colas, pelo menos para algumas produ��es, apenas poder� ser apreciada no final do regime de arranque, com base numa avalia��o de impacto desse arranque, da melhoria da circula��o dos direitos de plantação e da aplica��o dos programas nacionais de apoio. Com base no resultado de tais análises, a Comissão poderia, se for caso disso, apresentar uma proposta para a eventual liberaliza��o das superf�cies que não constituem zonas de produ��o de vinhos com denomina��o de origem ou indica��o geogr�fica. De facto, no que se refere a estas regi�es, a liberaliza��o teria efeitos devastadores, pois destruiria o patrim�nio vitivin�cola europeu: desvaloriza��o do valor econ�mico dos importantes investimentos realizados pelos produtores de vinhos de qualidade, perda da capacidade de controlo da qualidade do vinho, com o consequente preju�zo para a imagem de marca territorial, e deprecia��o do produto".

Os eurodeputados deixam, ali�s, bem claro no relatério que "o prazo de 31 de Dezembro de 2013 não se aplica �s superf�cies" que constituem zonas de produ��o de vinhos com denomina��o de origem ou indica��o geogr�fica (altera��o 213).

Arranque da vinha

Comissão Europeia

O executivo comunitário prev� que sejam arrancados cerca de 200 mil hectares de vinha na UE em cinco anos. Tal superf�cie corresponde, segundo a Comissão, � "parte do excedente estrutural a eliminar tendo em conta os recentes melhoramentos do com�rcio, conjuntamente com os efeitos positivos para o equil�brio do mercado esperado das outras medidas propostas, nomeadamente o fim do enriquecimento com a��car, a promo��o, a colheita em verde e o apoio ao desenvolvimento rural".

Comissão da Agricultura do PE

Uma vez que os produtores que iráo decidir abandonar o sector o far�o sobretudo nos primeiros anos de aplica��o da medida, os eurodeputados prop�em que se limite o período de vig�ncia apenas a tr�s campanhas vit�colas, com afecta��o aos tr�s primeiros anos dos recursos destinados ao quarto e ao quinto anos do regime (altera��es 224 e 282 a 286).

Destila��o em �lcool de boca e adi��o de a��car

Comissão Europeia

Outra das medidas previstas pela Comissão Europeia � a aboli��o do apoio � destila��o de subprodutos ou � destila��o em �lcool de boca. A ajuda para o mosto no contexto do enriquecimento, introduzida para compensar custos adicionais por compara��o com a utiliza��o de a��car, seria abolida em conson�ncia com a proibição desta utiliza��o.

Comissão da Agricultura do PE

A comissão parlamentar inclui a possibilidade de manuten��o dos apoios � destila��o para �lcool de boca (importante para o sector vin�cola portugu�s, nomeadamente para o vinho do Porto) e prev� a instituição de uma ajuda � utiliza��o de mostos de uvas concentrados e de mostos de uvas concentrados rectificados utilizados para o enriquecimento (altera��o 90).

A possibilidade de enriquecimento de a��car, que a Comissão Europeia pretendia abolir, foi novamente inclu�da pela Comissão da Agricultura do PE.

Envelopes nacionais

Os eurodeputados suprimiram da proposta da Comissão Europeia um considerando que estipulava que a chave financeira de reparti��o pelos Estados-Membros dos fundos para os programas de apoio nacionais devia basear-se na quota-parte hist�rica do or�amento vitivin�cola, como crit�rio principal, na superf�cie vit�cola e na produ��o hist�rica (altera��o 10).

Os Estados-Membros receber�o um envelope financeiro nacional, associado a uma lista de ac��es que poder�o implementar para desenvolver o sector vin�cola do país, podendo escolher as medidas mais adequadas �s suas necessidades.

Entrada em vigor em 2009

Os eurodeputados prop�em que o regulamento entre em vigor um ano mais tarde do que o previsto pela Comissão Europeia, ou seja, em 1 de Agosto de 2009 em vez de 1 de Agosto de 2008 (altera��o 256).

Compromisso no Conselho em Dezembro?

O Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas que se realiza de 17 a 20 de Dezembro, em Bruxelas, e que encerra a Presid�ncia portuguesa nestes sectores, tentar� chegar a um compromisso sobre a reforma do vinho.

De acordo com a Presid�ncia portuguesa, a reforma do sector do vinho "teve progressos evidentes" no anterior Conselho de Ministros da Agricultura, em 26 e 27 de Novembro, "existindo vontade de se chegar a um compromisso no curto prazo".

Jaime SILVA identificou as questáes pol�ticas que dever�o ser o centro do debate em Dezembro, referindo que se deve ter em conta nesta reforma as linhas orientadoras da reforma da PAC de 2003 e as decis�es assumidas na Cimeira de Conselho de Ministros relativamente �s Perspectivas Financeiras até 2013. Por outro lado, "todas as reformas fazem-se com neutralidade or�amental. Este deve ser o princ�pio Também na reforma do vinho", acrescentou o Ministro da Agricultura. Assim, "deve ser no quadro do envelope financeiro existente (1,3 mil milhões de euros) que se devem encontrar as solu��es, sendo necess�rio encontrar o equil�brio e dando margem de manobra aos Estados-Membros para melhor usarem a verba disponível.".

A adi��o de a��car (chaptaliza��o) e a ajuda aos mostos dever�o merecer Também aten��o pol�tica do Conselho de Dezembro, garantiu Jaime SILVA.

Reac��o de eurodeputados portugueses

O eurodeputado portugu�s e coordenador do PSE para as questáes agr�colas, Lu�s CAPOULAS SANTOS, manifestou a sua satisfa��o pelo compromisso que foi poss�vel obter na Comissão da Agricultura do PE sobre a reforma da OCM vitivin�cola. O compromisso contempla as principais questáes defendidas por CAPOULAS SANTOS: a oposi��o � liberaliza��o dos direitos de plantação a partir de 2014 e a possibilidade de manuten��o dos apoios � destila��o para �lcool de boca.

Duarte FREITAS, do PPE/DE, considera que a Comissão da Agricultura "deu um importante contributo, propondo algumas altera��es que melhoram substancialmente o documento da Comissão" Europeia. O eurodeputado propunha Também a rejei��o da liberaliza��o total do sector ap�s 2013 e defendia a possibilidade de continuarem as ajudas � destila��o de �lcool de boca, como coloca��o alternativa de excedentes da produ��o. Duarte FREITAS não concorda, no entanto, com a continua��o da possibilidade de enriquecimento de a��car, que a Comissão Europeia pretendia abolir e que foi novamente inclu�da aquando da vota��o na comissão parlamentar.

O eurodeputado dos A�ores, que propunha re-desenhar o modelo de c�lculo dos envelopes nacionais, felicita-se com o compromisso alcan�ado neste dom�nio. A Comissão pretendia que o envelope nacional fosse calculado em função das superf�cies plantadas com vinha, da produ��o e das despesas hist�ricas com o seguinte peso relativo: 1/1/2. Face �s opini�es muito divergentes, o compromisso que se atingiu foi no sentido de suprimir da proposta o considerando que referia o peso relativo destes factores.

Ilda FIGUEIREDO, que assina com outros deputados do grupo CEUE/EVN a opini�o minorit�ria anexa � exposi��o de motivos do relatério, considera que "a rejei��o da supressão da chaptaliza��o, medida positiva proposta pela Comissão, o aumento permitido até 4,5% vol e a utiliza��o do termo vinho para bebidas que não são produzidas a partir de uvas desvalorizam a qualidade e as caracterásticas espec�ficas do vinho". De acordo com a eurodeputada, "estas modifica��es seráo prejudiciais para o ambiente e a biodiversidade, os consumidores de produtos de qualidade e os pequenos e m�dios produtores, em particular nas regi�es desfavorecidas e montanhosas, uma vez que aos problemas acrescidos de custo e de promo��o associados �s caracterásticas qualitativas espec�ficas dos seus produtos vin�colas se juntar� a concorr�ncia de produtos de baixa qualidade".

Dados sobre a produ��o de vinho na UE

Produção total de vinho na UE
(1.000 hl)

Ano de colheita 2004/2005 2005/2006
(provis�ria)
2006/2007
(estimativa)
Classifica��o
2006/2007
IT

53.135

50.462

52.036

1
FR

57.386

51.344

51.600

2
ES

43.168

35.505

37.896

3
DE

10.107

9.256

8.995

4
PT

7.481

7.254

7.532

5
EL

4.282

3.997

3.909

6
HU

5.272

3.567

3.271

7
AT

2.685

2.264

2.269

8
SI

944

882

829

9
CZ

580

439

432

10
SK

410

302

320

11
CY

278

191

185

12
LU

156

135

124

13
MT

70

70

65

14
UK

19

17

19

15
BE

2

2

2

16
UE

185.975

165.687

169.484

 

Fonte: Comissão Europeia

% de vinhos de qualidade & % de vinhos de mesa

Ano de colheita 2004/2005
% qualidade
2004/2005
% de mesa
2006/2007
% qualidade
2006/2007
% de mesa
LU

98,08

1,92

100,00

0,00

DE

94,13

5,87

96,05

3,95

SI

94,81

5,19

84,44

15,56

CZ

81,03

18,97

80,79

19,21

AT

82,72

17,28

75,01

24,99

HU

41,37

58,63

70,01

29,99

SK

71,95

24,63

62,50

37,50

BE

50,00

50,00

50,00

50,00

PT

43,94

56,06

44,07

55,93

FR

48,63

34,99

42,05

40,31

ES

29,79

70,18

35,49

64,41

IT

28,23

71,55

28,89

71,11

EL

9,36

90,64

9,64

90,10

UK

68,42

36,84

0,00

100,00

CY

2,16

97,84

0,00

98,38

MT

0,00

100,00

0,00

0,00

UE

40,44

54,43

40,05

54,51

Fonte: Comissão Europeia


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  • Agronotícias (06/12/2007) – CAP: OCM do vinho penaliza Portugal

  • Agronotícias (27/11/2007) – UE / Presid�ncia: Lisboa apela a um esfor�o dos 27 para fecharem reforma do mercado do vinho em Dezembro

S�tios

  • Parlamento Europeu (PE)

    • Relatério sobre a proposta de regulamento que estabelece a organiza��o comum do mercado vitivin�cola

  • Reforma do sector vitivin�cola

    • Proposta de regulamento que estabelece a organiza��o comum do mercado vitivin�cola, apresentada pela Comissão Europeia em 4 de Julho

  • Conselho Agricultura e Pescas, 17-20 de Dezembro, Bruxelas

  • "Reforma da PAC"

Fonte:  PE

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