|
|
|
|
|
– 09-04-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Alimentaria 2005 apresenta loja inteligente com novidades tecnol�gicasLisboa, 08 Abr Realizada entre domingo e quarta-feira, a feira integra um modelo de uma loja da área alimentar do futuro, onde � instalado o que de mais inovador existe, conforme refere uma informação da FIL. A balan�a inteligente "pesa e emite a etiqueta de sa�da", sem a interven��o de qualquer empregado da loja, sendo o pr�prio cliente a passar os sacos pelo equipamento de uma forma r�pida. J� o scanner de 360 graus, instalado nas caixas de sa�da, evita que os produtos sejam retirados do carrinho de compras pois possui um mecanismo que permite a leitura de todas as etiquetas "em apenas um segundo". "No espaço da loja inteligente será poss�vel testar a fiabilidade e rapidez desta solu��o", garante a FIL. Uma variante deste scanner � o sistema self-scan onde � o pr�prio cliente que passa os seus produtos pela leitura �ptica das etiquetas, recebe a conta, d� o dinheiro para pagamento e recolhe o troco. Aqui, o seu "bom funcionamento" vai depender da forma como os consumidores iráo assimilar o procedimento, reconhecem os seus promotores. Estes dois sistemas permitem reduzir o tempo de espera nas filas de pagamento, principalmente em horas de grande aflu�ncia de público nos estabelecimentos comerciais. A "maior e mais significativa feira de alimenta��o da Pen�nsula Ib�rica", � organizada em parceria pela FIL e pela empresa espanhola Reed Exhibitions Ib�ria e que tem lugar anualmente, em Lisboa e Barcelona, alternadamente. Este ano re�ne 1.400 empresas expositoras, distribu�das por uma área de 23 mil metros quadrados, são esperados cerca de 40 mil visitantes profissionais que geram um volume de neg�cios estimado em mais de 175 milhões de euros. A maior participa��o internacional será a espanhola, seguida da Fran�a, embora países como a Alemanha, Pol�nia, �ustria, ou Argentina, China, Turquia e Equador Também estejam presentes. são esperados mais de 30 compradores das mais representativas cadeias de supermercados do Brasil, um país que � "uma excelente oportunidade de internacionaliza��o para as agro-ind�strias portuguesas", defende a FIL. além das novidades da loja inteligente, a Alimentaria apresenta pela primeira um espaço para exposi��o de produtos biol�gicos portugueses, chamado de Expo Bio, onde os visitantes v�o encontrar azeites, vinhos, queijos, carnes de aves, su�no e bovino, enchidos, Ketchup ou caf�. O objectivo desta iniciativa conjunta com a Associa��o Nacional Agro-Industrial Biol�gica (Probio) � atrair os compradores internacionais presentes na feira e tentar aumentar as exporta��es dos produtos biol�gicos processados. Um dos promotores do projecto, Ant�nio Reis, explica que para Portugal, a agricultura biol�gica pode ser uma excelente op��o devido ao seu valor, � procura crescente nos mercados internacionais e �s condi��es existentes no país. Ali�s, existe j� um conjunto de produtos biol�gicos processados em Portugal � venda em v�rios países e em diversos tipos de estabelecimento comercial, das grandes superf�cies, que come�am a dar aten��o a estes bens, �s lojas de bairro ou lojas especializadas como as delicatessen. Uma outra área espec�fica, o espaço Sabores de Portugal, vai ter em prova 50 variedades de queijo portugu�s (24 com Denomina��o de Origem Protegida) e mais de 70 enchidos tradicionais, a que se juntam p�o artesanal e vinho. Como foi anunciado em Novembro, as empresas que participem na Alimentaria 2005 v�o ter acesso a uma "bolsa" de contactos com importadores de mercados emergentes como Angola, Mo�ambique, Brasil ou países do Leste europeu. O objectivo � promover os contactos entre empres�rios portugueses na área da produ��o de bens alimentares e importadores de mercados onde se espera um desenvolvimento nos próximos tempos, como Angola ou Mo�ambique, ou países do leste europeu. A edição deste ano da feira do sector da alimenta��o vai integrar tr�s novos sectores, a Vegefruta (frutas e legumes frescos), Deliexpo (delicatessen e produtos regionais) e Panitec (matérias- primas e equipamento para pastelarias e padarias). A estes juntam-se os habituais Multiproduto, de maior dimensão, com 37 por cento do total da área, Mundidoce, Congexpo, Intercarne, Expobebidas e Tecnoalimentaria.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |