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– 02-06-2004 |
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Alimentação : Produtos caseiros merecem maior confiança dos consumidoresPorto, 01 Jun Os resultados da investigação, a que a Agência Lusa teve acesso, identificam o "consumidor mais confiante" com aquele que mantém ligações mais fortes à produção local, sendo o "mais desconfiado" o que já utiliza diversos formatos (media, Internet) para aceder à informação sobre aquilo que come. Da autoria de Pedro Graça, professor da FCNAUP, o estudo "Percepção e Gestão do Risco Alimentar em Consumidores Adultos Portugueses" revela que 55,6 por cento dos inquiridos confia nos produtos "caseiros". Estes consumidores defendem que a comida feita em Portugal é de confiança e concordam que é mais seguro comprar no agricultor. Segundo observou o estudo, a estratégia para obter produtos de confiança é o recurso a alimentos produzidos pelo próprio, por conhecidos ou familiares. A investigação revelou ainda que os produtos que inspiram maior confiança são os de origem vegetal, em detrimento de produtos animais e fast food. Pedro Graça remete para os recentes casos de risco na alimentação (BSE, nitrofuranos, entre outros) a criação de novos receios nos consumidores. Para a compra de produtos animais, a solução adoptada pelos consumidores é confiar nas marcas e nos intermediários, observou. A desconfiança dos portugueses relativamente aos alimentos que comem está relacionada com a fragmentação dos organismos responsáveis pelo controlo e fiscalização da qualidade dos alimentos, observou Pedro Graça. Este estudo revela ainda que, além da pouca informação que é disponibilizada, os consumidores estão pouco motivados para obter informações sobre os produtos que fazem parte da sua alimentação. Ainda assim, nesta matéria, as fontes que suscitam maior confiança nos portugueses são as organizações ambientais e os media em geral. Na investigação verificou-se também que, apesar da abertura comercial de Portugal ao resto da Europa, os consumidores portugueses continuam a preferir os produtos nacionais. Para a realização do estudo, Pedro Graça utilizou uma amostra de mil cidadãos portugueses com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental.
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