Localizada no centro de Portugal e composta por uma zona húmida de água doce rodeada por pântanos ricos em biodiversidade, a Reserva da Biosfera de Paul de Boquilobo tem promovido um conjunto de acções que visam a sensibilização para as boas práticas agrícolas e ambientais no território.
Gestionado pela Agrotejo e Agromais, duas organizações de agricultores que fazem parte da governança da reserva da biosfera, o prémio anual está dividido em várias categorias, tais como Melhor Produtor por tipo de cultura, Melhor Jovem Agricultor, o Agricultor com Maior Responsabilidade Social, entre outros. Em 2018, também foi instituído o Prêmio do Produtor Biosférico. Visa reconhecer o agricultor que, durante o ano, desenvolveu acções de reconhecido mérito, no âmbito das actividades e objectivos da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.
No ano passado, o prémio foi atribuído a Manuel Tavares Veiga pelo seu trabalho internacionalmente reconhecido no melhoramento genético de raças equestres autóctones, leia-se o cavalo Lusitano. O prémio destacou o uso sustentável dos pastos com grande preocupação na manutenção das tradições rurais.
O prémio lança luz sobre várias práticas locais sustentáveis, incentivando a troca de conhecimentos entre os agricultores e a sua replicação em toda a reserva da biosfera.
Uma das 11 reservas da biosfera de Portugal, Paul de Boquilobo foi designado pela UNESCO em 1981.
O artigo foi publicado originalmente em UNESCO.
Discussão sobre este post