Durante o mês de novembro, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), associa-se às comemorações nacionais do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro, e da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No âmbito dos projetos de transferência de conhecimento e tecnologia “BIOALENTEC” e de inovação social “SÊ CIÊNCIA”, ambos cofinanciados pelo Alentejo 2030, o CEBAL dinamiza um programa de iniciativas que cruzam sustentabilidade, inovação agroalimentar e economia circular, dirigidas a diferentes públicos, com o objetivo de manter a sua missão de aproximar a Ciência da Sociedade, fomentar o diálogo entre investigadores e a comunidade e promover a cultura científica.
Ao longo do mês, serão promovidas cinco ações principais:
21 de novembro – 14h30
Webinar | Ciclo de Conferências | Efeitos da inclusão de bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja na dieta de borregos
Na tarde do mesmo dia, 21 de novembro, pelas 14h30, o Ciclo de Conferências do CEBAL, dedicado ao potencial da utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal, estará de regresso, em formato de webinar, através da plataforma Zoom. Para marcar esse reinício, teremos como convidada Carla Garcia, técnica superior do Laboratório de Anatomia Patológica Veterinária, da Escola Superior Agrária de Viseu, com o tema: “Feedvalue: Estudos de avaliação da inclusão de bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja na dieta de borregos em crescimento”. Nesta sessão será abordado o potencial da utilização de coprodutos agroindustriais, como bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cevada na alimentação de borregos, destacando o seu contributo para a sustentabilidade, economia circular e redução das emissões de metano no setor pecuário. Aceda à sala virtual no dia 21 de novembro através do link aqui.













































