O Olive Oil World Congress organizou, em conjunto com a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva (OLIVA) e a Casa do Azeite (Portugal) o “1º Simpósio Internacional do Azeite no Brasil – “Azeite e Saúde” na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (São Paulo), impulsionando uma agenda de colaboração global entre ciência, indústria e gastronomia
Ricardo Migueláñez, coordenador-geral do OOWC “O futuro acordo do Mercosul abre um caminho para intensificar as trocas comerciais de azeite entre a Europa e o Brasil, por isso encontros como este são fundamentais para mostrar as reais possibilidades que o azeite oferece para a saúde”
O Olive Oil World Congress (OOWC) participou no “1º Simpósio Internacional do Azeite no Brasil – “Azeite e Saúde”, realizado na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). Organizado pelo próprio OOWC, em conjunto com a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva (OLIVA) e a Casa do Azeite (Portugal), com o patrocínio da Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol, Gallo e Filippo Berio, o encontro reuniu destacados investigadores, profissionais da saúde, importadores, distribuidores e chefs para ressaltar que o azeite é muito mais do que um ingrediente: é saúde, conhecimento e mercado conectados à escala global.
Para Rita Bassi, presidente da OLIVA, “Um importante marco para o azeite de Oliva no Brasil. Como o próprio nome indica, é o 1º simpósio internacional realizado no Brasil dedicado ao setor de azeite de Oliva. É um momento histórico para a nossa categoria” e que “o OOWC trabalha precisamente nessa direção: juntar a evidência científica com a realidade do consumo e da produção, e reforçar o papel do azeite de oliva como elemento central de uma dieta equilibrada e sustentável”.
Durante o evento, Ricardo Migueláñez, coordenador-geral do OOWC, apresentou o projeto que está a ser desenvolvido para 2026, e que decorrerá em Lisboa, destacando a sua vocação internacional e o objetivo de estabelecer uma rede global que una ciência, indústria e gastronomia.
O OOWC 2026 representa uma oportunidade estratégica para o Brasil fortalecer a sua presença no setor do azeite, podendo transformar conhecimento em negócio e estreitar a sua colaboração com Portugal.
Para Migueláñez, “O futuro acordo do Mercosul abre uma via para intensificar as trocas comerciais de azeite entre a Europa e o Brasil, por isso encontros como este são fundamentais para mostrar as reais possibilidades que o azeite oferece para a saúde.”
A jornada ofereceu uma visão global do mercado de azeite, apresentada por María Juárez, chefe da Unidade de Economia e Promoção do Conselho Oleícola Internacional (COI); Em seguida, o Dr. Miguel Ángel Martínez (Universidade de Harvard, EE. UU.) ministrou uma palestra científica sobre a dieta mediterrânea e seus efeitos na saúde pública.
A mesa-redonda sobre os efeitos do consumo de azeite no ser humano, contou com a participação da Dra. Andrea Romanos (Harvard, EE. UU.), do Dr. Ramón Estruch (Universidade de Barcelona), do Dr. Áureo Augusto Delgado (Brasil) e de Mariana Del Bosco (ABESO Brasil).
À tarde, Teresa Pérez (Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol) aprofundou as características físicas, químicas e sensoriais do produto, enquanto Mariana Matos (Casa do Azeite, Portugal) explicou os fatores que determinam a qualidade “da azeitona à garrafa”.
Com sua participação neste evento, o Olive Oil World Congress reforçou seu papel como plataforma internacional de referência para promover a colaboração, a inovação e o intercâmbio de conhecimento entre os principais atores do setor. Assim, o OOWC consolida-se como ponto de encontro onde convergem ciência, saúde e gastronomia, preparando o terreno para a sua próxima grande edição em 2026, que voltará a reunir toda a comunidade oleícola mundial sob um mesmo objetivo: fazer do azeite a linguagem comum da saúde e da sustentabilidade.
Até ao momento, o OOWC conta, para a sua organização, com o apoio de instituições como o Conselho Oleícola Internacional (COI); o CIHEAM; a Fundação Dieta Mediterrânea; e diversas entidades públicas e privadas, como a Junta de Castilla-La Mancha, com sua marca Campo y Alma; SOM Gastronomia da Generalitat da Catalunya; o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Governo da Espanha, por meio de “Alimentos de Espanha”; o Ministério da Agricultura e Mar de Portugal; e o Instituto Madrileno de Pesquisa e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentar (Imidra), como patrocinadores institucionais. No âmbito privado, o congresso conta com o apoio do AgroBank; GEA; da Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol; Gallo; e Filippo Berio.
Qualquer pessoa interessada em participar pode obter informações por meio da Secretaria Técnica do OOWC, ligando para +34 917217929 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com.
Fonte: OOWC












































