Parceira de produtores rurais em 140 países, empresa apresenta histórias globais e sustentáveis em espaço na AgriZone, da Embrapa
Cinco pilares orientam a participação da UPL: mitigação de GEE, segurança energética, segurança hídrica, saúde do solo e biodiversidade
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), no coração da Floresta Amazônica
A UPL – fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis e parte do Grupo UPL (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL) – terá presença ativa na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que começa na segunda-feira (10/11), em Belém (PA), no coração da Amazônia. A participação reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade na produção de alimentos e evidencia a importância estratégica da agricultura na mitigação das mudanças climáticas e na segurança alimentar global.
A empresa levará sua “Agrosfera” ao espaço AgriZone, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade na produção de alimentos por meio de histórias reais de heróis da agricultura global nem sempre conhecidos – protagonistas que, ao adotar inovações climáticas, contribuem diretamente para mitigar a emissão de gases do efeito estufa (GEE), avançar na segurança energética, usar a água de forma eficiente, regenerar a saúde do solo e proteger da biodiversidade.
A UPL também estará presente na Blue Zone, organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês). Esta área sediará as negociações oficiais da COP-30, bem como os pavilhões de cada país participante. Para as delegações oficiais, chefes de Estado e público selecionado com credenciamento restrito, a empresa oferecerá o “café carbono negativo” da marca Mió, produzido em Minas Gerais com o portfólio de soluções agrícolas da UPL — um modelo produtivo que captura mais CO₂ do que emite. Por meio dessa cota de patrocínio, a empresa também garantiu o direito de uso da marca oficial da conferência.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, complementa: “O Brasil tem papel decisivo na agenda global de sustentabilidade. Somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo e guardiões de uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa posição nos inspira a liderar pelo exemplo, mostrando que é possível crescer, inovar e preservar. A UPL é parceira dos agricultores brasileiros e do mundo, oferecendo tecnologias que geram impacto positivo nos cinco pilares da sustentabilidade climática do campo. A verdadeira força do campo está na capacidade de transformar conhecimento em impacto positivo, conectando o produtor ao futuro que queremos construir: mais sustentável, inclusivo e regenerativo”.
A UPL é líder global em biossoluções e a quinta maior fornecedora de produtos agrícolas do mundo, com presença comercial em 140 países. Com 43 fábricas e 57 centros de pesquisa e desenvolvimento em operação globalmente, o grupo registrou receita de US$ 5,2 bilhões e EBITDA de US$ 666 milhões em seu último exercício fiscal. A empresa possui 15.000 produtos registrados no mundo, incluindo 380 no Brasil, onde opera duas fábricas e uma estação experimental no estado de São Paulo.
Heróis da sustentabilidade agrícola
Na AgriZone – e por meio de mais de 1.000 comunicações espalhadas por Belém –, a UPL apresentará sua campanha #AFarmerCan, que destaca “o herói que você não sabe que precisa”, reconhecendo aqueles que estão “plantando as sementes da mudança climática”. A campanha homenageia agricultores de todo o mundo que utilizam soluções da UPL e aplicam práticas agrícolas sustentáveis em suas lavouras – esforços que devem inspirar a todos. São esses os heróis que reduzem emissões de GEE, promovem bioenergia, conservam água, restauram solos e revitalizam a biodiversidade.
O chairman e CEO global do Grupo UPL, Jai Shroff, também compartilhará essas histórias em seu papel como co-presidente do grupo de trabalho sobre sistemas alimentares do Sustainable Business COP (SBCOP), uma iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançada para a COP-30 com o objetivo de estruturar e fortalecer a participação do setor privado nas negociações globais sobre o clima.
Agrosfera
Agrosfera é o conceito que inspira o estande da UPL durante a conferência, na AgriZone, espaço idealizado pela Embrapa para mobilizar o agronegócio frente às relevantes discussões que serão realizadas no evento. O objetivo da empresa é fomentar a inovação, a sustentabilidade e a transformação do manejo no campo com apresentação de experiências práticas nos mais de 140 países onde está presente. Afinal, como destaca a campanha desenvolvida exclusivamente para a COP-30: em qualquer lugar do mundo, agricultores resilientes significam pessoas mais saudáveis e nações mais fortes.
Como parte dessa jornada, durante a COP, a UPL realizará debates na Agrosfera. A programação inclui temas diversos e relevantes para o futuro do planeta, como biossoluções e inovação (essenciais para a saúde do solo e biodiversidade); biocombustíveis e transição energética; agricultura de baixo carbono; conservação da água; sustentabilidade nas cooperativas; importância das certificações para as cadeias alimentares; economia circular; e segurança alimentar e tecnologia de aplicação. Em todos os painéis, haverá convidados especiais.
Também durante a conferência, a companhia participará do Fórum Planeta Campo, do Canal Rural (11/11), e apresentará um case sobre produção de arroz carbono neutro na Índia (16/11).
Fonte: UPL










































