A nova estratégia da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) até 2030 privilegia a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização como pilares para reforçar a competitividade do setor agroindustrial.
O “INOVCLUSTER 2030” vai ser apresentado no dia 25, num encontro em formato híbrido dedicado à apresentação da visão estratégica da associação para os próximos anos.
“A estratégia 2030 da Inovcluster não é uma estratégia da associação, é a estratégia de todo um ecossistema. Com o contributo de todos os que o integram, foram traçadas as linhas condutoras para os próximos anos, com enfoque no que deverão ser as nossas intervenções em termos de projetos e atividades”, explicou à agência Lusa Christelle Domingos.
A diretora executiva da Inovcluster sublinhou que este evento será o pontapé de saída para iniciar um conjunto de dinâmicas e iniciativas internas, em colaboração estreita com os associados, “para, efetivamente, se estar em condições de, no final de 2026, haver candidatura ao Gold Label”.
Esta iniciativa “servirá para lançar os passos necessários para conseguir almejar o ‘Gold Label’ da European Cluster Excellence Initiative (ECEI), um reconhecimento de excelência para clusters de competitividade a nível europeu”, e que ressalta as boas práticas nesse cenário de atuação.
O evento agendado para o dia 25 conta com três pontos centrais na agenda, sendo que o primeiro será a apresentação da nova estratégia da associação até 2030.
Segue-se a divulgação do catálogo de serviços, desenvolvido no âmbito do projeto “HUB4FOOD”, que disponibiliza às empresas ferramentas de apoio nas várias áreas em que a Inovcluster atua.
Por último, irá decorrer uma sessão de esclarecimentos sobre o “Agribusiness 2025”, encontro internacional B2B que a Inovcluster está a organizar para novembro, em Santarém, e que pretende afirmar-se como uma “plataforma de parcerias e expansão de negócios a nível global”.
A InovCluster, sediado nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico da Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo aumentar a competitividade de dois sistemas produtivos locais e regionais e procura afirmar a região Centro de Portugal a nível nacional e internacional.
Criado em 2009, conta hoje com 148 associados, dos quais 112 são empresas, 15 são associações/cooperativas, 12 instituições de ensino superior, instituições de I&D ligados ao setor agroindustrial e agroalimentar, e nove entidades públicas.
A InovCluster tem sido apoiada pelo município de Castelo Branco e é financiada pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.