A feira agrícola e florestal é apoiada pelo BPI desde a primeira edição em 2009 e, em 2025, decorre entre 9 e 11 de setembro, no CNEMA, em Santarém.
BPI lança, na Agroglobal, a 14.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura no dia 11 de setembro.
O BPI patrocina a 10ª edição da feira agrícola e florestal Agroglobal 2025, que decorre entre os dias 9 e 11 de setembro, no CNEMA, em Santarém. Desde a sua primeira edição, em 2009, o BPI tem marcado presença ativa no evento, reafirmando o seu papel como parceiro estratégico do agro-negócio.
No último dia da feira, às 15:00, o BPI promove o lançamento da 14.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, iniciativa de referência que distingue e valoriza a inovação, sustentabilidade e competitividade do setor.
Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva do BPI, sublinha a relevância da Agroglobal como palco de inovação, resiliência e criação de sinergias entre os vários agentes do setor: “Ganha-se conhecimento, ganha-se rede de contactos, ganha-se visão de futuro.” A responsável deixa um convite a todos os profissionais do setor: “Visitem a Agroglobal e passem pelo stand do BPI para trocar ideias, conhecer as nossas soluções e, acima de tudo, reforçar a confiança mútua que temos vindo a construir ao longo dos anos.”
Durante os três dias do evento, o stand do BPI contará com equipas dedicadas e disponíveis para receber os profissionais do setor, apresentar soluções competitivas que promovem a inovação e a transição sustentável, adequadas às necessidades de cada negócio.
O BPI participa ainda no seminário “A agricultura como motor da competitividade agrícola nacional”, organizado em conjunto com a CONSULAI, OLIVUM e PORTUGAL NUTS, e que terá lugar no dia 11 de setembro, entre as 10h00 e as 12h45.
BPI apoia empresas do setor agrícola e agroindustrial
A Agricultura é um dos setores prioritários para o BPI. Desde 2012, o Banco prossegue uma estratégia de especialização do setor, contando com equipas dedicadas à estruturação de operações e à dinamização do negócio, presentes em todo o território nacional. Para além da oferta dedicada e equipas especializadas, o BPI promove iniciativas para capacitação das empresas e para estimular o diálogo entre stakeholders, nomeadamente, o Fórum BPI “O Futuro da Água”.
O Banco organiza anualmente o Prémio Nacional de Agricultura e é igualmente patrocinador das principais feiras agrícolas, nomeadamente a Feira Nacional de Agricultura (FNA), a Agroglobal e a Ovibeja, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor.
O BPI é líder na colocação da Linha IFAP Curto Prazo, com uma quota de 70%[1] do montante total de crédito enquadrado. A linha destina-se a financiar os custos com as campanhas agrícolas – preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros – e beneficia de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária. O BPI lidera igualmente no montante total de adiantamentos de apoios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, com uma quota de 62% em 2024[2].
BPI. Banco para a Agricultura.
[1] Fonte: IFAP, dados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, contratos rececionados e registados até 2 de abril de 2025.
[2] Fonte: Confederação dos Agricultores de Portugal.
Fonte: BPI