Realiza-se no próximo dia 18 de maio, em Vilarinho do Bairro, (Anadia) a 7ª Celebração do “Dia Mundial das Abelhas”, evento promovido a partir das 14.30 h pela Quinta Biológica e Pedagógica “Aidos da Vila”. Aos participantes será dada oportunidade de acompanhar uma visita agro-botânica e apícola local, uma pausa degustativa temática e uma exposição e curiosidades apícolas.
As abelhas, pequenas em tamanho, mas gigantes no contributo para a vida na Terra, são polinizadoras essenciais, responsáveis por cerca de um terço dos alimentos que consumimos. No entanto, estão em perigo. A utilização excessiva de agro-tóxicos, a destruição de habitats naturais, as alterações climáticas e a propagação de doenças, têm colocado muitas espécies de abelhas em risco.
A Terra é de todos os seres vivos! Nas sociedades irracionais, o primeiro dia de vida é logo o primeiro dia de responsabilidade, em trabalho e aprendizagem. Delas, ressalta a sociedade apícola, em que o nascido, logo no mesmo dia, tem trabalhos distribuídos de cuidar, alimentar e de defender – a si e à sua própria mãe – até à vital finitude de ambos!
Cremos (é tão desejado!) que todo o mundo racional, desça mais a essa Terra; aprenda e saiba mais da organização e do rigor da autogestão dessas sociedades que ela acolhe. Regularmente, pro bono de todos esses seres vivos, é crucial frequentarmos também as “universidades naturais” – do mundo irracional.
Como lapidar exemplo, enfatizando os afazeres no seio de um enxame, iremos encontrar, apreciar, saber, saborear e interiorizar as virtudes alimentares e medicinais dos seus (seis) diferentes genuínos produtos. No vertente, os preparados pelas dezenas de milhar de obreiras – no mesmo espaço e na mesma colmeia – alguns deles até sem limite de validade!
Qualquer um dos temas, na sequência deste programa, é complementado de conteúdo físico e específico didáctico-pedagógico. Em encontro e reencontro, celebremos este dia também pela Terra que, desde muito antes de tudo, deve ter, a cada momento, a sua intemporal celebração mundial. Qualquer um dos temas, na sequência deste programa, é complementado de conteúdo físico e específico didáctico-
pedagógico.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.