O projeto LIFE SOS Pygargus, que une agricultores, conservacionistas, cientistas e entidades governamentais, está comprometido em salvar as populações portuguesas e transfronteiriças do tartaranhão-caçador (Circus pygargus) da extinção.
Até 2030, o projeto visa alcançar objetivos ambiciosos através de ações de conservação da espécie e do incentivo à criação de habitats favoráveis, como searas de cereais para grão.
A ANPOC, o INIAV e a CCDR Norte, parceiros do projeto, aceitaram o desafio de contribuir para as “3 sustentabilidades” que suportam esta iniciativa: ambiental, social e económica. Entre as ações propostas, fortemente orientadas para o aumento da produção da área de cereais na região Norte, destaca-se a elaboração de uma Lista de Variedades Recomendadas para promover habitats da espécie em Trás-os-Montes e a promoção da criação e reconhecimento de uma Organização de Produtores na região.
Como parte dessas atividades, a ANPOC, o Polo de Elvas do INIAV e a CCDR Norte, com o apoio da Palombar, coordenadora do projeto, organizam um Dia de Campo e de Divulgação no dia 22 de maio de 2025. O evento, que será realizado na Quinta do Valongo, em Mirandela, apresentará os ensaios de variedades de cereais instalados no local e promoverá um debate sobre a relevância da Organização da Produção para a valorização do setor cerealífero na região.
Toda a informação disponível no programa em anexo (o ficheiro pdf inclui o link para inscrição (Formulário Inscrição) e link de localização do evento (Localização)).
As inscrições são gratuitas, porém necessárias, e deverão ser efetuadas até o dia 19 de maio de 2025.