15 de Outubro. Dia da mulher rural, dia em que terminei as sementeiras, dia em que veio chuva… Tudo motivos para celebrar, mas o que me fez ir para a cozinha fazer um bolo como não fazia há muito tempo foram os 60 anos do nosso Trator Fordson Super Dexta 45. O primeiro trator da nossa casa. Imagino a alegria que deve ter sido conseguir comprar o primeiro trator. O meu pai já tinha um motocultivador (que aparece na segunda foto, num cortejo etnográfico em Vila do Conde, a demonstrar a cultura do trigo) mas os vizinhos que ainda lavravam com bois riam-se dele.
Não sei porque escolheu esta marca, não há outro igual na nossa terra, mas venderam-se bastantes em Vila do Conde e alguns ainda trabalham.
Depois lavrou o meu pai alguns anos para fora, para outros agricultores, até porque a “casa de lavoura” era pequena. Já no meu tempo, “acartou” e calcou muita silagem (com embraiagem simples, não estou a ver funcionar com a máquina de ensilar). Em 2008, quando subiu o preço do leite, teve direito a reparação do motor e pintura pelo Sr Afonso, mecânico em Rio Mau (que penso que já o tinha reparado em 1980). Em 2009, quando o preço caiu a pique, levei o trator à manifestação na Póvoa.
Não celebramos uma máquina, celebramos a nossa história e de todos os que trabalharam e trabalham pelo desenvolvimento da agricultura.
#carlosnevesagricultor
#fordson
O artigo foi publicado originalmente em Carlos Neves Agricultor.