As medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas são uma prioridade mundial. Portugal, em concreto, encontra-se entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos da mudança dos padrões climáticos. Esta realidade afeta já os nossos sistemas de produção agrícola. O regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura.
Querendo fazer parte da solução, a ANPROMIS (milho), a ANPOC (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz), juntamente com o COTR e o IPMA, uniram-se para responder ao repto da Fundação Calouste Gulbenkian de valorização da água no setor agroalimentar, tendo visto a sua candidatura ao concurso de apoio à demonstração na gestão da água da rega aprovada através do projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais.
Neste âmbito, vai ter lugar no próximo dia 15 de março na Associação de Beneficiários da Obra da Vigia, em Montoito, a 1ª ação dedicada aos “Cereais Praganosos” e subordinada ao tema “A importância da Aferição dos Equipamentos para uma Rega mais eficiente”.
As inscrições são gratuitas mas limitadas à dimensão da sala e deverão ser efectuadas até dia 09/03/2022.
Inscreva-se aqui, até ao dia 9 de março:
→ Inscrição ←
aQuacer – Cereais juntam-se para promover a Eficiência no Uso da Água