10 de dezembro será Dia do Melhor Jovem Agricultor Europeu e Português

10 de dezembro será Dia do Melhor Jovem Agricultor Europeu e Português

O Parlamento Europeu elege na manhã de quinta-feira, o Melhor Jovem Agricultor Europeu entre os candidatos de 2019 e, à tarde, a CAP anunciará o vencedor nacional que representará Portugal na Europa em 2021.

Numa coincidência improvável causada pela Covid, o dia 10 de Dezembro transformou-se num dos momentos mais esperados de 2020 para os jovens agricultores: nessa manhã, o Parlamento Europeu elege, entre os vencedores de 2019, o Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 e, na mesma tarde, a partir das 14h30, a CAP anuncia o vencedor do concurso nacional deste ano que representará Portugal em Bruxelas em 2021.

Ambas as iniciativas foram afectadas pela pandemia e forçadas a adiar a data da sua realização. O Concurso Nacional realiza-se sempre em Junho, durante a Feira Nacional de Agricultura, que este ano não se efectuou.

Esclarecidas as possíveis confusões, o candidato de Portugal ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 será Gonçalo Assis Lopes, vencedor nacional em 2019, prémio conquistado com a SEABERRY, Sociedade Agrícola Lda., resultado de uma parceria familiar com excelentes resultados na produção de morangos em sistema semi-hidropónico.

Na manhã de 10 de Dezembro, Gonçalo Assis Lopes representará Portugal no 6ºCongresso e Concurso Europeu que se realiza nesta data, definida pelo Parlamento Europeu após o óbvio adiamento decorrente das medidas adoptadas pelas instituições europeias face à pandemia Covid-19.

Na tarde de 10 de Dezembro, a partir das 14h30, CAP dará início à Conferência “As oportunidades para os Jovens Agricultores” a que se seguirá a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Melhor Jovem Agricultor, uma iniciativa em parceria com a APED, Ascenza, Bayer e Consulai com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O vencedor anunciado a 10 de Dezembro de 2020 será o representante de Portugal na competição pelo título de Melhor Jovem Agricultor Europeu, no evento do próximo ano, que reúne mais de duas dezenas de países candidatos.

O artigo foi publicado originalmente em CAP.

6.ª Edição do Congresso Europeu dos Jovens Agricultores do PPE – 10 de dezembro

8º Concurso Nacional de Jovens Agricultores acompanhado por Ciclo de Conferências

Comente este artigo
Anterior Pesticides: EFSA to examine emergency use of neonicotinoids
Próximo Alentejo com 10 albufeiras acima dos 50% de armazenamento

Artigos relacionados

Últimas

Fábrica de Tabaco Estrela celebra aniversário

A Fábrica de Tabaco Estrela (FTE) celebrou o seu 136.º aniversário com a realização de uma missa solene, dentro das instalações da tabaqueira, […]

Dossiers

Após tempestades de granizo, Governo quer mais produtores a aderirem ao seguro agrícola

Promover e divulgar, junto dos agricultores e estruturas organizativas do setor, o sistema de seguros agrícolas é uma das medidas do Ministério da Agricultura após intempéries nos últimos 3 meses. […]

Dossiers

Mercadona abre novo supermercado em Penafiel

A Mercadona abre hoje, 15 de Julho, o novo supermercado de Penafiel, localizado em Guilhufe, no distrito do Porto. Esta é a 13.ª localização a […]