8º Concurso Nacional de Jovens Agricultores acompanhado por Ciclo de Conferências

8º Concurso Nacional de Jovens Agricultores acompanhado por Ciclo de Conferências

Estão abertas até 30 de Novembro as inscrições para o 8º Concurso Nacional de Jovens Agricultores, este ano acompanhado por um Ciclo de Conferências dedicadas a inspirar todos os interessados em Agricultura, as quais se realizarão na UTAD, na Universidade do Algarve e no Politécnico de Beja.

A CAP organiza pelo oitavo ano consecutivo o Concurso Nacional de Jovens Agricultores um evento que elege o Melhor Jovem Agricultor de Portugal, o qual terá entrada direta na competição europeia que se realizará posteriormente no Parlamento Europeu. As inscrições estão abertas até 30 de Novembro e toda a informação, incluindo o regulamento, estão disponíveis no site do evento.

Em simultâneo, a Confederação associou-se à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, à Universidade do Algarve e ao Instituto Politécnico de Beja na organização do Ciclo de Conferências «Oportunidades para os Jovens Agricultores em Portugal».

Com esta iniciativa, a CAP e as instituições académicas convidam o país a refletir sobre o futuro da Agricultura Nacional e Europeia através do debate de questões como a necessidade de renovação geracional e o apoio para os jovens agricultores na próxima Politica Agrícola Comum.

Com abrangência nacional, o ciclo de conferências terá o apoio institucional do Ministério da Agricultura. As conferências terão lugar em novembro nos estabelecimentos de ensino UTAD em Vila Real, dia 4, Universidade do Algarve, dia 20, e Instituto Politécnico de Beja, dia 27, com entrega do prémio ao “Melhor Jovem Agricultor de 2020” na conferência de encerramento, dia 10 de dezembro na Sede da CAP, pelo júri do concurso constituído pela Bayer, Ascenza, APED e Consulai.

Nas três Conferências regionais (em Vila Real, Faro e Beja) o programa está organizado em torno de temas como a apresentação da ‘Nova PAC para os Jovens Agricultores’, (com um representante da Comissão Europeia); um ‘Debate Improvável’ entre um jovem agricultor e um empresário fora do sector agrícola; e uma ‘Mesa Redonda’ sobre a renovação geracional da agricultura com a participação de deputados de vários quadrantes políticos.

Finalmente, no dia 10 de Dezembro, na sede da CAP, realiza-se a última Conferência que terá como convidada a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, momento em que serão apresentados os resultados do Concurso e entregue o Prémio Jovem Agricultor 2020 após a esperada mesa redonda com o tema: «Ser Jovem Agricultor no Século XXI».

DATAS DAS CONFERÊNCIAS:

  • 04 de Novembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • 20 de Novembro, Universidade do Algarve
  • 27 de Novembro, Instituto Politécnico de Beja
  • 10 de Dezembro, sede da Confederação dos Agricultores de Portugal

Toda a informação sobre o Concurso e as Conferências disponível em: https://www.jovemagricultordoano.com/

Estas conferências serão híbridas, realizadas simultaneamente com assistência em sala, com capacidade limitada devido ao cumprindo do distanciamento físico, e por webstreaming.

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior Laboratórios que ligam universidades às empresas já atraíram €160 milhões e vão criar 550 empregos qualificados
Próximo Resultados das eleições para a Direção da SPMA - Secção de Pré-Misturas e Aditivos da IACA, para o Mandato 2021-2023

Artigos relacionados

Sugeridas

6º Inventário Florestal Nacional – IFN6

Está concluído o 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6), uma peça fundamental para a implementação da Reforma da Floresta iniciada em 2016. Os trabalhos de fotointerpretação terminaram de final de 2018, contudo os dados finais só foram entregues neste mês. […]

Cotações PT

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 4 a 10 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
A cotação média nacional do porco classe S sofreu um pequeno decréscimo em relação à […]

Últimas

Cultura do morango em substrato é mais eficiente?

A cultura do morangueiro em substrato tem vindo a ganhar expressão em várias regiões da Europa em alternativa à cultura no solo, […]