Tem lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC), no próximo dia 13 de junho, das 09h00 às 18h00, no seu auditório H1, a 1.ª Reunião do projeto Life COOP Cortaderia. O evento conta com transmissão online e está aberto a todos os interessados.
Neste evento reunir-se-ão os membros da Estratégia Transnacional de luta contra Cortaderia, desenvolvida no âmbito do projeto Life STOP Cortaderia – ao qual está a ser dada continuidade com o projeto Life COOP Cortaderia –, que soma atualmente mais de 150 entidades nos três países parceiros (Portugal, Espanha e França).
O projeto Life COOP Cortaderia, do qual a ESAC é entidade parceira, foca-se na gestão e controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana), uma invasora com comprovados efeitos negativos na biodiversidade, serviços dos ecossistemas, a nível económico (elevados gastos no seu controlo) e na saúde pública, existindo estudos a associar a espécie a um novo pico de alergias a seguir ao verão, quando entra em floração. Trata-se de um projeto diferenciador em vários aspetos: alia ações de controlo efetivo desta invasora, a apostas fortes no envolvimento e capacitação de muitos outros atores (entidades gestoras de território, políticos, ONG’s, etc.), além dos parceiros do projeto, com o objetivo claro de trazer mais resultados visíveis no território, quer na diminuição desta espécie invasora, quer no aumento do nível de alerta dos cidadãos a respeito dos problemas que causa. Acresce ainda a importante vertente social do projeto, liderado por uma ONG espanhola de cariz social, que envolve várias equipas de controlo em que os seus elementos têm algum nível de incapacidade.
Com esta 1.ª reunião espera-se facilitar a troca de conhecimentos e de experiências dos parceiros do Life COOP Cortaderia, mas também de entidades aderentes à Estratégia e de especialistas em temas relacionados, que potenciem e ampliem os resultados do projeto. Embora direcionada para a espécie que é alvo do projeto, a erva-das-pampas, as palestras são diversificadas e apresentadas por reconhecidos especialistas na temática das invasoras.
Os interessados em participar deverão inscrever-se, gratuitamente, em https://forms.gle/LgmgDFrQ2Wr9fDPE6.