1, 2, 3… 24 dias: a greve de fome de um agricultor que se queixa de falta de apoios do Estado

1, 2, 3… 24 dias: a greve de fome de um agricultor que se queixa de falta de apoios do Estado

Luís Dias está frente ao palácio de Belém e diz que já foi hospitalizado duas vezes. Ministério da Agricultura reconhece que tem direito a apoios, mas afirma que o agricultor “apresentou uma factura sem que os trabalhos nela descritos tivessem, de facto, sido realizados”.

Luís Dias entrou nesta quarta-feira no 24.º dia de greve da fome que cumpre à frente ao Palácio de Belém. Este agricultor luta por apoios do Estado depois de, em 2017, ter tido a sua quinta de exploração de amoras arrasada pelo mau tempo.

Já escreveu cartas a várias entidades, nomeadamente aos diversos grupos parlamentares, em que acusa o Ministério da Agricultura de “sabotagem burocrática”. Nas missivas diz ainda já ter sido hospitalizado várias vezes e acrescenta que “perdeu tudo” o que tinha.

“Começa a ser muito complicado. Já fui três vezes ao hospital. É assustador, até porque tenho consciência de que daqui para a frente posso sofrer danos irreversíveis nos órgãos, mesmo que o governo recue e decida fazer aquilo que devia ter feito há anos, pode ser já demasiado tarde”, disse à Renascença.

Apesar da água que bebe e das vitaminas que toma (cálcio, magnésio e fósforo), o agricultor em protesto já sente o peso dos dias. “Cada dia pesa mais. Uma pessoa nem sabe bem o que pensar disto tudo, não era suposto isto acontecer”, acrescentou à mesma rádio.

Na sua conta na rede social Twitter, Luís Dias vai acumulando apoios e contando as peripécias. “Bem, entre as experiências únicas da minha vida, posso acrescentar estar a dormitar na relva e acordar com o Presidente da República à minha beira. Já recebi afectos, foram rápidos mas calorosos e sorridentes​”, escreveu a 25 de Maio.

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Flores e Folhagens – 24 a 30 de maio 2021
Próximo Agricultura | Edição genética é compatível com produção biológica

Artigos relacionados

LIVE

Live-stream: Workshop “Desertificação e Territórios: Estado de Arte”

Acompanhe o Workshop “Desertificação e Territórios: Estado de Arte”, que se realiza no âmbito do Centro de Competências na Luta Contra a […]

Sugeridas

Promoção de produtos agrícolas 2020: está aberto o registo para o “infoday” que se realiza a 30 de janeiro

Em 19 de novembro de 2019, a Comissão Europeia adotou o Programa de Trabalho Anual 2020 para a promoção dos produtos agrícolas. […]

Últimas

53ª AGRO: Jornadas Técnicas de Inovação e Agricultura de Precisão – 16 de setembro – Braga

A revista Agriterra e o InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal, com o apoio da Confagri – Confederação Nacional […]