​Maior abelha do mundo redescoberta na Indonésia

​Maior abelha do mundo redescoberta na Indonésia

[Fonte: Rádio Renascença]

A maior abelha do mundo, desaparecida há décadas e que se admitia “perdida para a ciência”, foi redescoberta numa ilha remota da Indonésia, anunciaram os investigadores que a descobriram.

“Foi de tirar o fôlego, ver este ´buldogue´ voando”, comentou o naturalista Clay Bolt, citado num comunicado da organização ambientalista norte-americana “Global Wildlife Conservation”.

Bolt encontrou numa floresta tropical das ilhas Molucas, Indonésia, uma colmeia de abelhas de Wallace (Megachile pluto), afirmando agora que “foi incrível” ver o quão “grande e bonita” é a espécie e ouvir o som das suas “asas gigantes”.

Esta abelha, cuja fêmea pode chegar a ter quatro centímetros de comprimento e seis de envergadura de asas, é quatro vezes maior que a abelha comum e foi descoberta pelo britânico Alfred Russel Wallace em 1858.

Mais de um século depois, em 1981, foi redescoberta em três ilhas do arquipélago das Molucas do Norte por um entomologista.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da universidade de Princeton, Estados Unidos, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

Expedições anteriores à mesma região não tinham conseguido localizar a espécie gigante.

A Lista Vermelha das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classifica as abelhas de Wallace como “vulneráveis”, não ameaçadas de extinção, notando que o habitat remoto torna o seu estudo difícil.

Os cientistas sabem, no entanto, que as abelhas de Wallace fazem as colmeias em termiteiras instaladas em árvores e que utilizam resina que recolhem com as mandíbulas para proteger a colónia das térmitas.

Na página da organização ambientalista, Bolt descreve o processo que o levou às ilhas Molucas em janeiro passado, pela mesma altura da viagem de Wallace e depois de Adam Messer, o último a ver a abelha em 1981.

Comente este artigo

O artigo ​Maior abelha do mundo redescoberta na Indonésia foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Governo prevê para este ano 160 milhões de euros para prevenção
Próximo Portugal aumentou em 7% a área de cultivo de árvores de fruto

Artigos relacionados

Nacional

Morreu José Andrade, ex-presidente da CAP

[Fonte: Diário de Notícias]
O antigo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) José Andrade morreu hoje aos 70 anos, vítima de doença prolongada.
Além de ter presidido à CAP, foi também deputado na Assembleia da República, vereador na Câmara Municipal de Santarém, […]

Nacional

Incêndios. Proença-a-Nova de prevenção caso seja atingido por fogo de Vila de Rei

[Fonte: SAPO 24]

Em declarações à Lusa cerca das 19:00, o autarca João Lobo disse que o fogo que eclodiu sábado em Vila de Rei e que lavra no vizinho concelho de Mação, distrito de Santarém – numa zona de enclave rodeado pelo distrito de Castelo Branco – […]

Sugeridas

‘Alqueva do Ribatejo’ vai avançar

[Fonte: Expresso]

Governo dá luz verde a estudos para avaliar a viabilidade técnica do projeto estimado em €4,5 mil milhões

Um ano depois de ter sido apresentado, o Projeto Tejo — também conhecido por ‘Alqueva do Ribatejo’ — vai começar a ser estudado pelo Governo, […]