​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal

​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal

[Fonte: Rádio Renascença]

Portugal foi um dos 10 países que recebeu carne de vacas doentes abatidas na Polónia. A informação é avançada pela agência Reuters que cita as autoridades veterinárias polacas.

Em conferência de imprensa, Pawel Niemczuk, responsável máximo da veterinária polaca, diz que 2.700 quilos de carne de vacas doentes foi exportada para um conjunto de 10 países: Roménia, Suécia, Hungria, Estónia, Finlândia, França, Espanha, Lituânia, Portugal e Eslováquia.

O caso veio a público no sábado, quando um canal de televisão revelou imagens captadas com câmara oculta que mostram animais doentes a serem abatidos, num matadouro situado na região de Mazóvia, a pouco mais de cem quilómetros de Varsóvia.

Nas imagens veem-se vacas que mal conseguiam manter-se de pé e que os trabalhadores, ao preparar a carne para vender, retiravam feridas, tumores e outros sinais de que a carne estava imprópria para consumo.

Contactada pela Renascença, fonte do Ministério da Agricultura garante que, depois de ter sido dado o alerta, a Direção-geral de alimentação e veterinária reforçou a fiscalização nos matadouros e que, até ao momento, não foi detetada carne contaminada.

A Polónia é um dos principais produtores de carne da União Europeia. Produz cerca de 560 mil toneladas de carne bovina por ano e vende 85% para o exterior.

Comente este artigo

O artigo ​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal foi publicado originalmente em Rádio Renascença

Anterior Produzir betão com casca de arroz? É possível!
Próximo Programa de actividades na Fruit Logistica 2019

Artigos relacionados

Últimas

Há 162 concursos para fundos do PT2020 este ano. Mais de metade abrem até março

[Fonte: ECO]

O Plano de Abertura de Candidaturas no âmbito do Portugal 2020 para este ano já foi publicado. Em causa estão 162 novos concursos que serão abertos em 2019, sendo que 86 serão lançados até março. Ainda estão por atribuir quase cinco mil milhões de euros do atual quadro comunitário. […]

Últimas

Pedrógão Grande: Quase dois mil hectares perdidos em Penela

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 29 jun (Lusa) – O incêndio que atingiu vários concelhos da região Centro na semana passada queimou cerca de 1.800 hectares de floresta no município de Penela, distrito de Coimbra, disse hoje o presidente da Câmara.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

AlgaEnergy faz balanço positivo da participação na Agroexpo

[Fonte: ffl revista]

A empresa espanhola de base biotecnológica AlgaEnergy faz um balanço positivo da sua presença na XXXI Agroexpo, feira que se realizou em Don Benito (Badajoz), Espanha, entre os dias 23 e 26 de Janeiro. Em comunicado, a empresa explica que, […]