​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal

​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal

Portugal foi um dos 10 países que recebeu carne de vacas doentes abatidas na Polónia. A informação é avançada pela agência Reuters que cita as autoridades veterinárias polacas.

Em conferência de imprensa, Pawel Niemczuk, responsável máximo da veterinária polaca, diz que 2.700 quilos de carne de vacas doentes foi exportada para um conjunto de 10 países: Roménia, Suécia, Hungria, Estónia, Finlândia, França, Espanha, Lituânia, Portugal e Eslováquia.

O caso veio a público no sábado, quando um canal de televisão revelou imagens captadas com câmara oculta que mostram animais doentes a serem abatidos, num matadouro situado na região de Mazóvia, a pouco mais de cem quilómetros de Varsóvia.

Nas imagens veem-se vacas que mal conseguiam manter-se de pé e que os trabalhadores, ao preparar a carne para vender, retiravam feridas, tumores e outros sinais de que a carne estava imprópria para consumo.

Contactada pela Renascença, fonte do Ministério da Agricultura garante que, depois de ter sido dado o alerta, a Direção-geral de alimentação e veterinária reforçou a fiscalização nos matadouros e que, até ao momento, não foi detetada carne contaminada.

A Polónia é um dos principais produtores de carne da União Europeia. Produz cerca de 560 mil toneladas de carne bovina por ano e vende 85% para o exterior.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Produzir betão com casca de arroz? É possível!
Próximo Programa de actividades na Fruit Logistica 2019

Artigos relacionados

Últimas

Produtos portugueses que queremos (e devemos) preservar

Viagem pela nossa gastronomia através de 28 pedaços do melhor que Portugal tem para oferecer. De norte a sul, sem esquecer as ilhas, saboreemos as histórias destes produtos genuínos, alguns em vias de desaparecerem para sempre. Por […]

Nacional

Candidaturas ao programa POSEI abrem a 27 de fevereiro

“Estamos, desta forma, a operacionalizar um programa de apoio que é essencial para compensar os agricultores pelos sobrecustos da produção, estimular o crescimento das produções, […]

Últimas

Nova campanha do Crédito Agrícola aposta na promoção de agricultura sustentável

O Crédito Agrícola acaba de lançar a nova campanha CA Agricultura com a prioridade de valorizar a optimização dos recursos naturais […]