A Associação Internacional de Estudantes de Agricultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (IAAS – UTAD) assumiu o desafio de realizar mais uma edição das Jornadas! Após o grande marco da XI edição que foi sem dúvida um enorme sucesso, estamos com grandes expectativas para esta XII edição das Jornadas Internacionais de Suinicultura!
Nos dias 15 e 16 de março de 2024 contamos com a presença de todos para debater os temas mais atuais e mais preocupantes na Suinicultura em Portugal.
→ Mais informações ←
→ Programa Geral ←
O professor Bruno Silva é licenciado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil) e mestre em Bioclimatologia Animal pela mesma instituição. Possui doutoramento em Bioclimatologia Animal e Nutrição Suína pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (Brasil) e pelo Institut National de la Recherche Agronomique – INRAE (França) e pós-doutoramento em nutrição suína pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil).
Trabalhou como investigador (Instituto de Genética Suína IPG bv, Holanda) e nutricionista suína para TOPIGS Norsvin International. Atualmente é professor e investigador em Nutrição e Produção de Suínos e Adaptação Ambiental na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).
Possui diversas publicações e conferências internacionais na área de exigências nutricionais e adaptação ambiental de suínos em regiões tropicais. É também editor associado da revista científica internacional “Animal: An International Journal of Animal Bioscience” e revisor de diversas revistas internacionais. Além das atividades universitárias, é também consultor de diversas empresas multinacionais na área de nutrição suína e adaptação ambiental para América Latina, Europa e Ásia.
Miguel Higuera é licenciado em medicina veterinária pela UCM e atualmente é diretor da ANPROGAPOR. Professor associado na Universidade Alfonso X El Sabio, Madrid, e também possui uma extensa experiência profissional, incluindo funções como técnico veterinário.
Chefe de Centros de Inseminação e Diretor Técnico em diversas organizações. Atualmente exerce o cargo de Diretor da ANPROGAPOR. Ocupa posições de destaque em organizações europeias relacionadas com saúde animal, bem-estar e comércio de carne. Especialista reconhecido pela Comissão Europeia em previsão, aconselhamento, bem-estar animal, RAM, bem-estar suíno e rotulagem de carne suína. Ele foi palestrante em mais de 50 apresentações em congressos e fez mais de 300 artigos em conferências sobre pecuária/carne. Autor de mais de 100 publicações em revistas de Espanha, Portugal e América Latina.
Pedro Nonay tem 36 anos de experiência em mercados globais de matérias-primas. Como empresário, dirigiu a principal empresa de produtos agrícolas na região do Mar Morto. Anteriormente, foi membro do Grupo Executivo Global e CEO para EMEA (Europa, Mar Negro, Norte de África, Médio Oriente e África) da Louis Dreyfus Company. Trabalhei 20 anos na Cargill.
Atualmente palestrante em diversos Congressos e Universidades, colunista e coautor do “Pensando 2020”. Membro do conselho de administração de diversas empresas e patrocinador de associações de voluntariado em 3 continentes.
Académicamente, Pedro é mestre em sociologia e advogado com dupla licenciatura em ciências políticas e sociologia pela Universidade Complutense de Madrid. Participou também em formação executiva de pós-graduação na Harvard Business School e AESE/IESE em Lisboa (Portugal).
Licenciado em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 1994. De 1995 a 1996 exerceu clínica de Espécies Pecuárias em S. Jorge. No mesmo período exerceu clínica de Animais de Companhia e durante 2 meses foi responsável pela Sanidade Animal, Inspeção Sanitária e Segurança Alimentar nos Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Jorge. Entre 1996 e 1999 exerceu clínica e consultoria em Suinicultura. De 1999 a 2021 trabalhou na indústria de Saúde Animal, tendo sido Diretor de Marketing e Serviços Técnicos de Ruminantes e Suínos e responsável pela Farmacovigilância. Atualmente exerce atividade de consultadoria Médico-Veterinária e desde agosto de 2023 é membro do Grupo de Gestão do Projeto PRR USAM SuLei – Uma Saúde para a Utilização Segura de Antimicrobianos na Produção de Suínos e Leite de Bovino.
Desde 1985, Peter Voorst ocupa-se diariamente de todos os aspetos do controlo climático, principalmente em pocilgas. A maior parte do seu trabalho consiste em visitar explorações que apresentam problemas possivelmente causados por uma forma errada de ventilação. Ele também dá conselhos aos agricultores que estão a planear novas construções e reconstruções. Além disso, ele ministra cursos e palestras para benefício de suinicultores e orientadores. Entre 1983 e 1985, esteve envolvido na criação de suínos em New Dalland, e depois disso foi especialista em Clima do Serviço de Saúde Animal na Holanda. Desde 1997, é especialista independente em Clima e desde 1995 é Presidente da Plataforma Climática na Holanda.
É engenheira agronómica formada pela Universidade de Lleida, Espanha e fez mestrado em Sanidade e Produção Suína, Universidades de Lleida, Universidade Autónoma de Barcelona e Saragoça.
O seu contato com o termo “pecuária – meio ambiente” começou em 2002, atuando como técnica de campo supervisionando o cumprimento das exigências ambientais das explorações. Anos mais tarde, integrou-se na administração regional responsável pelo ambiente, pela fiscalização técnica das licenças ambientais do setor pecuário, e de outros setores relacionados com o mesmo (como compostagem, biogás).
Em 2016 juntou-se ao Lleida Pig Sanitation Group, entidade que reúne os principais proprietários de suínos, agricultores independentes, cooperativas e empresas integrantes do nosso território, para ajudar na tomada de decisões em questões ambientais (gestão de estrumes, emissões, etc. ) com visão técnica e objetiva. Ao mesmo tempo, também colabora com as principais associações suinícolas espanholas, como ANPROGAPOR, INTERPORC ou o Cluster i+Porc.
Jordi Baliellas Capdevia é veterinário com experiência em suinicultura e avicultura nos aspetos de sanidade, nutrição e produção. Formou-se na Universidade Autónoma de Barcelona em 1997. Trabalhou até 2016 numa empresa de integração de aves e suínos até ingressar no Grup de Sanejament Porcí de Lleida (GSP) onde colabora com o Interprofissional de suínos de camada plana (INTERPORC) com programas de controlo regional do PRRS, utilização racional de antibióticos e programas de melhoria da biossegurança nas explorações de suínos.
Tem várias publicações científicas sobre antibióticos, PRRS e juntamente com a sua equipa GSP, foram os pioneiros mundiais no desenvolvimento da técnica de monitorização do vírus PRRS a partir de línguas de cadáveres.
Licenciada em Engenharia Agro-Pecuária na Escola superior Agrária de Coimbra e é mestre em Gestão de Empresas Agrícolas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e para além disso é mestre em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Frequenta o Doutoramento em Ciência Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde estuda os efeitos de farinha e óleo de insetos na dieta de suínos.
E atualmente trabalha no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Miguel Antona é licenciado em Relações Laborais pela Universidade de Valladolid (UVA), mestre em Administração de Empresas e RH pela Universidade Complutense de Madrid e também é mestre em Prevenção de Riscos Laborais pela IMF Business School. Da mesma forma, possui formação em Gestão Comercial e Marketing Empresarial.
O seu percurso académico, aliado à sua experiência profissional, levaram-no a implementar políticas modernas de gestão empresarial e de eficiência junto dos colaboradores, apostando na inovação em todas as áreas da empresa. Ele é apaixonado pela cultura organizacional e pela experiência das pessoas, com foco no desenvolvimento de talentos, geração de ideias e inspiração.
Miguel Antona, tem em mente, todos os dias no seu planeamento estratégico os valores empresariais da INNOPORC como agente de mudança social. Um orador que serve para a concretização tangível do compromisso da empresa com a sustentabilidade e o ambiente rural, como espinha dorsal da geração de riqueza e emprego.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST (Instituto Superior Técnico). Como sempre foi fascinado pelo negócio da sua família (a Agricultura), nunca exerceu a sua profissão, e desta forma, esteve sempre ligado ao movimento associativo onde exerceu os cargos de Presidente do antigo FPAS (Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores) entre 1986 e 1988, e de Diretor da CAP (Confederação de Agricultores de Portugal) de 1985 a 1991.
Atualmente, além do seu trabalho de suinicultor e de produtor agrícola, é membro do grupo de trabalho de previsões de preços de carne de porco na Comissão Europeia, em Bruxelas e Presidente do Grupo de Trabalho de Carne de Porco do COPA—COCEGA (Comissão Europeia).
Em 2013, fundou a Agroinfo.pt, onde exerce funções de edição e coordenação, com o intuito de disponibilizar conteúdos abrangentes e especializados sobre a atividade agrícola e pecuária. Recentemente criou a empresa de consultadoria ATDN, Lda., de modo a poder colaborar na laboração de candidaturas aos apoios comunitários, no âmbito do PDR 2020.