Uma imagem comovente, Os Idosos a Saborear Comida Deliciosa, da fotógrafa chinesa Xiaoling Li, é a grande vencedora dos World Food Photography Awards, patrocinados por Bimi®, a maior celebração mundial da fotografia gastronómica.
A fotografia, que venceu inicialmente a categoria Food for the Family, apoiada pelo The Felix Project, foi tirada na Antiga Cidade de Shuangliu, na província de Sichuan, na China. “As senhoras idosas na imagem estão a ‘organizar uma formação Portão do Dragão’”, explica Xiaoling Li. “Esta é uma expressão chinesa usada para descrever vizinhos que se juntam para conversar, partilhar histórias e pôr a conversa em dia. Comem o famoso petisco de Sichuan, rolinhos primavera (spring rolls). A comida torna estas pessoas felizes; desfrutam de uma vida bonita e alegre.”
“Que imagem vencedora perfeita para os nossos tempos”, diz Caroline Kenyon, fundadora dos World Food Photography Awards, patrocinados por Bimi®. “Esta imagem, incrivelmente enquadrada, captura cinco mulheres idosas na província de Sichuan a deliciar-se com boa comida entre amigas. A alegria que têm na companhia umas das outras é palpável, uma poderosa resposta aos que nos querem dividir. A cor, a composição, a variedade de expressões enquanto uma das protagonistas continua de forma determinada a saborear a comida… Duvido que haja alguém que não se sinta inspirado por esta fotografia.”
O fotógrafo português André Boto, que já foi finalista dos prémios várias vezes, triunfou novamente este ano. A sua imagem ‘Egg’ recebeu a distinção Highly Commended na categoria MPB Award for Innovation. “O meu objetivo era mostrar todos os elementos do ovo de forma realista – a casca, a clara e a gema – mas separando-os”, diz Boto.
Os vencedores das 25 categorias do concurso foram revelados pelo prestigiado chef, empresário e escritor gastronómico Yotam Ottolenghi nas Mall Galleries, em Londres, terça-feira, 20 de maio, durante uma cerimónia de entrega de prémios que reuniu estrelas do mundo da gastronomia e das artes.
“Estes prémios mostram o poder da fotografia em contar incríveis histórias gastronómicas de todo o mundo”, diz Dave Samuels, diretor de marca da Tenderstem® Bimi® Broccolini e patrocinador principal dos prémios. “Independentemente das mudanças no mundo, a comida continua a ser o centro das nossas vidas. Estas imagens extraordinárias servem como um lembrete do papel fundamental que a comida desempenha nas comunidades; unindo pessoas através do cultivo, da culinária, da partilha à mesa, da celebração e da sobrevivência.”
O painel global de jurados deste ano, responsável por avaliar quase 10.000 candidaturas enviadas de 70 países, foi presidido pelo lendário fotógrafo de gastronomia, David Loftus e incluiu: Henrique Sá Pessoa, conceituado chef Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason, e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
Uma exposição gratuita com todas as 185 imagens finalistas irá estrear-se nas Mall Galleries, em Londres e estará disponível entre 21 e 25 de maio. Uma seleção de imagens será também exibida na Fortnum & Mason a partir de 2 de junho, assim como no Museum of the Home, de 3 de junho a 7 de setembro.
Para ver a galeria online com todos os finalistas de 2025 visite www.worldfoodphotographyawards.com
As inscrições para a edição de 2026 do concurso abrem em setembro deste ano.
Fonte: World Food Photography Awards