Evento decorre a 11 de maio em formato online. A AJAP integra o projeto ‘EQUAL RURAL‘, em parceria com a INOVTERRA, cujo objetivo é a promoção do papel das mulheres na agricultura e enquanto empresárias agrícolas.
Evento está marcado para as 15h00.
Para assistir ao workshop basta inscrever-se, em alternativa pode enviar um email para: inovterrasocial@gmail.com
A convidada deste workshop é Teresa Moreira, Presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Minhota (APACRA).
Teresa Moreira nasceu na Venezuela em 1965. Licenciou-se em Produção Agrícola em 1992, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
Iniciou a sua atividade profissional em 1991, como docente na Escola Secundária de Parede de Coura.Em 1995 assume o papel de Técnica na Associação de Agricultores do Vale do Lima, transitando em 1996 para o cargo de técnica geral na Associação de Agricultores do Minho (AGRESTA).Em 1997 dá início à sua carreira política, sendo presidente da Junta de Freguesia de Labrujó – Ponte de Lima, até ao ano de 2005.
Desde 2001 que é presidente da APACRA – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Minhota, em Ponte de Lima, cargo que mantém na atualidade, juntamente com o cargo de Presidente do Agrupamento de Produtores de Carne, Leite e Queijo de Bovinos de Raça Minhota.
Valorizar as mulheres do Mundo Rural
Recorde-se que o ‘EQUAL RURAL’ é um projeto centrado nas mulheres no Setor Agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todos os postos do setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).
Este projeto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade; depois, sobre a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pelas mulheres no setor agrícola; e por fim, sobre a capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.
Data: Quinta-feira, dia 11 de maio de 2023