3 provas de vinhos com 485 participantes; 36 vinhos testados; 6.200 copos utilizados durante as provas; Visitantes oriundos de 40 países
Durante três dias, a cidade de Coimbra foi a capital mundial do vinho com a 4ª edição do Wine Future, que decorreu entre 7 e 9 de Novembro no Convento de São Francisco. Uma das maiores conferências de vinho do mundo recebeu centenas de visitantes de 40 nacionalidades, entre oradores, participantes e produtores de vinho. Esta edição, subordinada ao tema “Breaking Barriers”, foi co-organizada pela ViniPortugal, através da marca Wines of Portugal, e pela Chrand Event
Para Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, “este foi um evento de classe mundial, onde alguns dos nomes mais influentes do sector vitivinícola internacional e nacional debateram temas como o desafio de educar as gerações mais jovens para o consumo moderado de vinho, o marketing digital, a sustentabilidade, entre muitos outros pontos que nos fizeram pensar ao longo dos três dias. Foi muito gratificante ver que quem nos visitou saiu com novas aprendizagens que podem aplicar nos seus negócios e actividades.”
Um dos principais pontos de aprendizagem do evento foi a urgência de encontrar novas formas de comunicar com os consumidores actuais e potenciais, afastando-se da linguagem mais formal e prescrita frequentemente utilizada em torno do vinho para um léxico mais inclusivo e acolhedor. O orador principal, Bruce Dickinson, vocalista dos Iron Maiden, fez um discurso particularmente inspirador, destacando a importância de transformar os clientes em fãs.
Foi também salientado que a equidade e a inclusão devem ser parte integrante do sector e do seu marketing mix. Os comunicadores, educadores, profissionais de marketing e influenciadores do vinho devem aprender a estabelecer e desenvolver ligações com potenciais consumidores de origens e circunstâncias diversas, a fim de elevar o sector e a sua economia.
Laura Catena, da adega Catena Zapata, afirmou: “Fiquei muito impressionada com a qualidade das pessoas que participaram no evento, com os temas de discussão e com a quantidade de negócios que pude fazer”.
Ao longo de três dias, realizaram-se três provas de vinhos com 485 participantes, que provaram 36 dos melhores vinhos do mundo, incluindo uma prova do melhor de Portugal, um olhar sobre inovadores e clássicos de todo o mundo e uma prova verdadeiramente mágica de vinhos da Madeira e Porto. No total, foram utilizados 6.200 copos para as provas.
Esta edição foi a mais inclusiva e diversificada de todas as conferências Wine Future, com participantes da Ásia, Australásia, África, América do Sul, América do Norte e Europa. Estiveram presentes oradores e delegados de mais de 40 países.
“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado desta edição, com as excelentes apresentações e com as magníficas provas que decorreram num lindíssimo espaço. Estou convicto de que voltámos a causar impacto na comunidade vínica portuguesa e internacional”, afirma Pancho Campo, da Chrand Events.
Os participantes deste evento tiveram a oportunidade de visitar os stands de 36 instituições/companhias: Wines of Portugal; Amorim; Câmara Municipal do Porto; Diário de Coimbra; Proenol; Sogrape; Anselmo Mendes; Quinta do Casal; Mouchão; Casa da Passarella; Caves São João; Barbeito; Ramos Pinto; Sogevinus Kopke; Quevedo; Casas Altas / Villa Oeira; New Zealand Fine Wines; Gonzalez Byass; Hill Smith; Balzac; Crédito Agrícola; WOW; Vila Galé (Santa Vitória / Val Moreira); Turismo Porto e Norte; INEGI; Verallia; Wine Future; Bairrada; Turismo Centro Portugal; CVR Beira Interior; CVR Dão; CVR Tejo; CVR Lisboa; Ponto Verde; Robert Joseph.
Green Wine Future 2024
A Green Wine Future estará em Miami de 7 a 9 de Novembro de 2024, numa convocatória organizada com a Florida International University – Chaplin School of Hospitality and Tourism Management. O local será o Kovens Conference Center desta prestigiada universidade.
Esta será a 10ª edição da série Wine Future e o evento será inteiramente dedicado à sustentabilidade, às alterações climáticas, às questões ambientais, aos recursos hídricos, à viticultura regenerativa, à pegada de carbono, às energias renováveis, aos transportes, ao marketing e à comunicação no sector vitivinícola.
Fonte: ViniPortugal