Votações abertas para eleger a Árvore Portuguesa do Ano 2021

Votações abertas para eleger a Árvore Portuguesa do Ano 2021

Iniciam-se hoje, pelas 15 horas as votações para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2021. Até ao dia 23 de novembro todos podem escolher a sua árvore favorita através de um sistema de votação online em https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote.

As árvores portuguesas são motivo de orgulho deste concurso nas edições anteriores, contámos com um 1º lugar em 2018 com o “Sobreiro Assobiador”, um 3º lugar na edição de 2019 com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” e o ano passado, em 2020 o “Castanheiro de Vales” trouxe o 6º lugar para Portugal.

Este ano, o júri constituído pelo Dr. António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Eng.º Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e Eng.º António Gonçalves Ferreira (Presidente da Direção da UNAC), selecionou, entre as 34 candidaturas recebidas, 10 árvores portuguesas que estão agora para votação online.

Este período de votação online decorrerá entre os dias 30 de outubro e 23 de novembro, até às 23h59. O anúncio do vencedor será no dia 26 de novembro 2020.

A essência deste concurso dinâmico é destacar a importância das árvores na herança cultural e ambiental da Europa, e também dinamizar a ligação da sociedade às árvores que, quer isoladas nos espaços urbanos, quer em conjunto nos jardins e espaços florestais, promovem outras funções como a conservação do solo, o sequestro de carbono e a regulação do ciclo da água, bem como a produção sustentável de bens necessários a todos: madeira, cortiça, papel, produtos cárnicos, cogumelos, frutos secos, plantas aromáticas e medicinais.

Pode ver as histórias das dez árvores a concurso e votar em: https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote.

Consulte as regras de votação.

Comente este artigo
Anterior CNA diz que Governo falhou o pagamento de 25 ME aos agricultores
Próximo Vinhais reclama taxa mínima de IVA para produtos certificados como o fumeiro

Artigos relacionados

Últimas

Consequência do Brexit. Poderão ser queimados 15 milhões de abelhas

Patrick Murfet, um apicultor do Reino Unido, que tem tentado importar de Itália 15 milhões de abelhas bebés para o seu negócio em Kent, foi informado de que elas poderiam ser apreendidas ou queimadas devido às leis pós-Brexit. […]

Comunicados

Crédito Agrícola e DST Solar celebram protocolo

Sector solar fotovoltaico irá beneficiar de condições preferenciais
Lisboa, 20 de Novembro de 2018 – O Grupo Crédito Agrícola associa-se à DST Solar através da celebração de um protocolo que tem como objectivo disponibilizar os produtos CA mais adequados para o financiamento dos Clientes Particulares e Clientes Empresa da DST Solar na aquisição de equipamentos solar fotovoltaico e solar térmico, […]

Blogs

Doenças do lenho da videira- quais são? Como mitigá-las?

As doenças do lenho da videira são uma ameaça à produção estável em vitivinicultura e a sua incidência tem vindo a agravar-se nas últimas três décadas em todas as regiões vitivinícolas […]