A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou o eBook “No Calor”, criado pelo jornalista Nick Breeze, que documenta a trajetória da região em direção a uma viticultura mais sustentável. A obra destaca a adaptação inovadora do Alentejo às alterações climáticas, sendo já considerada um modelo a ser seguido por outras regiões vitivinícolas globalmente.
De acordo com o comunicado de imprensa, “No Calor” é o resultado de uma investigação aprofundada no terreno, que envolveu mais de trinta entrevistas com produtores, cientistas e líderes locais.
O eBook, disponível gratuitamente em formato digital, revela como o Alentejo está a regenerar os solos, a otimizar o uso da água e a implementar práticas que favorecem a biodiversidade, a coesão social e a sustentabilidade económica, enfrentando as crescentes pressões climáticas.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma iniciativa da CVRA lançada em 2015. Atualmente, o programa conta com 637 membros, que representam cerca de 60% da área de vinha da região, dos quais 26 estão certificados em ‘Produção Sustentável’, correspondendo a aproximadamente 35% do volume de vinho produzido no Alentejo.
Para João Barroso, coordenador do PSVA, “este programa tem adquirido tal dimensão e reconhecimento, que nos dá muito orgulho no que temos feito e permite ao Alentejo assumir-se perante todo o mundo como a região vitivinícola portuguesa mais sustentável”.
O jornalista descreveu o Alentejo como um “laboratório” de inovação, onde viticultores, engenheiros e investigadores estão a desenvolver soluções que podem ser aplicadas globalmente. O jornalista sublinhou também o compromisso genuíno dos produtores com a sustentabilidade, destacando a necessidade de uma mobilização coletiva e urgente para enfrentar as alterações climáticas.
Nick Breeze é um jornalista especializado em questões ambientais e fundador da ClimateGen. Ao longo da sua carreira, tem documentado os impactos das alterações climáticas em diversas partes do mundo, sempre com uma abordagem virada para a procura por soluções.
Veja aqui o eBook “No calor”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.