Mais uma vez a região do Dão esteve em destaque na gala dos Prémios Grandes Escolhas, que se realizou na passada sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, no Velódromo de Sangalhos. Como é habitual foram entregues os galardões Os Melhores do Ano e na categoria de Viticultura a distinção foi entregue a Vanda Pedroso, viticóloga-investigadora do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. Há vários anos que Vanda Pedroso desenvolve o seu trabalho de investigação na região e vinhas do Dão.
Além deste prémio, os vinhos da região também estiveram em destaque e três deles figuram no TOP 30 dos melhores de 2019: Grande Druída Homenagem João Corrêa Encruzado branco 2017, Carlos Lucas & Carlos Rodrigues tinto 2015, Quinta da Pellada “Mata” e “casa” tinto 2015.
Na gala anual “Grandes Escolhas”, organizada pela revista Vinho Grandes Escolhas, o Dão voltou a estar em destaque. Vanda Pedroso, viticóloga do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, foi distinguida com o prémio “Os Melhores do Ano” na categoria de Viticultura. Além disso três vinhos da região ficam no Top 30
Qualidade dos vinhos do Dão
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), Arlindo Cunha, refere estar orgulhoso dos resultados alcançados pela região: “Estas distinções provam não só a qualidade dos vinhos do Dão, mas também de todos aqueles que se dedicam à região. Com três vinhos distinguidos entre os melhores de Portugal, e a distinção de Vanda Pedroso, não podemos deixar de estar orgulhoso e motivados para continuar o trabalho na afirmação do Dão”.
De salientar, que na semana passada o Dão também já tinha sido distinguidos na gala “Os Melhores do Ano 2019”, da Revista de Vinhos.
A Comissão Vitivinícola Regional do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão.
Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas actividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.
Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.
Agricultura e Mar Actual
Discussão sobre este post