Cerca de 30 mil visitantes são esperados na Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA) de Alvaiázere, no distrito de Leiria, entre 12 e 15 de junho, com artistas como Tony Carreira ou Fernando Daniel.
“Os destaques musicais da 43.ª edição incluem Tony Carreira, Fernando Daniel, Aurea num espetáculo conjunto com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, Chef Duro & Seus Adeversários, Kevu e DJ”, anunciou hoje o município numa nota de imprensa, referindo que o evento “contará também com as tradicionais marchas populares”.
Segundo a autarquia, o certame, o maior do concelho e com entrada gratuita, destaca “o melhor de Alvaiázere, impulsionando o comércio local, o tecido associativo e promovendo o património e a cultura local”.
“A feira também será um espaço para debater temas como desenvolvimento territorial, sustentabilidade e transição digital”.
Além de “concertos, espetáculos, mercado de produtos regionais, animação de rua, passeio equestre, marchas populares, jogos tradicionais” e tasquinhas, os visitantes podem “aprender e trocar conhecimentos sobre práticas agrícolas sustentáveis e inovação tecnológica no setor agropecuário, através da mostra pecuária”.
Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, salientou que “o impacto económico da FAFIPA sente-se não só durante os dias do evento, mas também no reforço da visibilidade e na criação de redes” para os produtores, empresários e artesãos locais.
“É um investimento estratégico que fortalece a economia local, impulsiona o turismo e atrai novos públicos ao concelho”, considerou João Paulo Guerreiro.
À agência Lusa, o autarca adiantou que para a 43.ª edição da FAFIPA as “expectativas são muito elevadas”, esperando-se cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias, número superior aos 25 mil visitantes na edição de 2024.
A este propósito, notou que a feira está “cada vez mais a consolidar-se”.
“Temos montado um certame muito bem conseguido, com um excelente cartaz de artistas, vamos ter inúmeras atividades a acontecer, vamos envolver o nosso comércio local, os nossos empresários também. Acho que será uma amostra do nosso tecido económico de excelência”, declarou.
De acordo com o presidente do município, no total a FAFIPA vai contar com 110 expositores: 80 empresariais e 30 de produtos endógenos.
“Festejamos, em 13 de junho, o Dia do Concelho, com certeza aquele em que temos mais adesão, mais envolvimento da comunidade e das associações, porque também vamos ter tasquinhas e bares explorados pelas associações locais”, esclareceu, notando que esta é uma forma também de lhes dar apoio e de dinamizar as suas atividades.
O investimento estimado é na ordem dos 300 mil euros.