No dia 19 de julho, pelas 15 horas, e na sequência do Projeto MAIs.Mulheres agricultoras em territórios do interior, a Escola Superior Agrária de Viseu irá receber um grupo de vinte mulheres agricultoras da Cheongyang County Korea Woman Farmers Federation da Coreia do Sul.
Esta Federação de mulheres agricultores dedica-se à proteção dos direitos das mulheres e tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida das agricultoras e para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas que asseguram. Em estreita colaboração com a comunidade que representam, trabalham com as mulheres agricultoras para melhorar a sua formação e capacitação e apoiar a criação de redes.
Entre 18 e 19 de julho, no contexto de uma visita pela Europa para conhecer diversos exemplos de projetos que se dedicam a proteger os direitos das mulheres agricultoras, o grupo estará em Portugal e virá a Viseu, à Escola Superior Agrária de Viseu por considerarem relevante o trabalho aqui desenvolvido com mulheres agricultoras em territórios do interior e no âmbito da agroecologia.
A visita prevê a troca de experiências entre Portugal e a Coreia do Sul, numa perspetiva de promoção de igualdade de género no setor agrícola e em territórios do interior, entre investigadores, autarcas e mulheres agricultoras dos concelhos de Viseu, S. Pedro do Sul, Sabugal, Mangualde e Tondela.
Durante a tarde de partilha serão debatidas questões como as políticas e medidas em vigor para salvaguardar os direitos das mulheres agricultoras, iniciativas que tenham sido eficazes na elevação do estatuto social e do bem-estar das mulheres na agricultura, sistemas agrícolas sustentáveis que garantam a viabilidade agrícola e a saúde a longo prazo e oportunidades de colaboração futura e trabalho em rede.
O projeto MAIs.Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior (financiado pelo mecanismo EEAGrants entre 2020 e 2024) e o projeto PAGE.PAisagens agrícolas e alimentares com gerações de mulheres inovadoras (financiado pelo PRR, entre 2023 e 2025) pretendem, entre outros objetivos, contribuir para a maior visibilidade do papel social das mulheres agricultoras e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres.