Visita aos campos do projecto Convigna em Idanha-a-Nova

Visita aos campos do projecto Convigna em Idanha-a-Nova

Realiza-se, a 6 de Setembro, uma visita aos campos de feijão-frade instalados na Herdade do Couto da Várzea, em Idanha-a-Nova, no âmbito do grupo operacional Convigna. A visita tem início às 10h00 e os participantes vão poder assistir à colheita destes campos.

O grupo operacional Convigna foi constituído «com o intuito de criar uma metodologia de produção destinada a variedades tradicionais portuguesas passíveis de adaptação às alterações climáticas, promovendo as boas práticas agrícolas». Neste âmbito, explicam, procura-se «tirar partido da riqueza que o nosso país tem em termos de recursos genéticos vegetais, nunca esquecendo a importância da conservação de germoplasma vegetal».

Este grupo operacional reúne os seguintes parceiros: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav), Living Farms, Associação Nacional dos Produtores e Comerciantes de Sementes (Anseme), Living Seeds e Sativa. Os objectivos do projecto Convigna são o «desenvolvimento de uma metodologia para a produção de milho em consociação com feijão-frade, adaptada a diferentes regiões de Portugal, num contexto de alterações climáticas» e a «promoção do uso de práticas agrícolas sustentáveis e da eficiência dos recursos naturais em Modo de Produção Biológico (MPB)».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Quais os desafios da nova fruticultura?
Próximo Nove milhões de euros para seis cientistas portugueses

Artigos relacionados

Últimas

Universidade do Minho estuda biodiversidade nas vinhas de Melgaço

A Quinta de Soalheiro, em Melgaço, abriu as suas portas ao projeto ECO-AGRIFOOD, um estudo levado a cabo pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho que tem como objetivo conhecer e valorizar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas associados à […]

Sugeridas

Eurodeputado do PSD acusa Governo de “mentira descarada” sobre execução de fundos

“As declarações são absolutamente falsas. É uma mentira descarada, inaceitável. Com este Governo, nunca estivemos na liderança […]

Últimas

Mau tempo: Subida do rio Douro inunda zona histórica de Peso da Régua. Comerciantes retiram bens das lojas

“Disseram-nos que o rio vai subir dentro de três a quatro horas, não se sabe ainda quando, mas que se prevê […]