Decorre até amanhã, 12 de Abril, no Brasil, o “Roadshow Vinhos de Portugal 2019”, uma iniciativa da ViniPortugal. O roadshow começou a 8 de Abril e tem como objectivo dar a conhecer «a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses» junto de profissionais e consumidores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, explica um comunicado da ViniPortugal, a associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.
Na iniciativa, participam mais de 20 agentes económicos, que apresentam «mais de 110 vinhos criados a partir de 250 castas de origem nacional». Este roadshow contempla várias acções: masterclasses sobre os vinhos de Portugal, ministradas por especialistas do sector; degustações de vinhos; uma competição interactiva levada a cabo durante as degustações, designada “Wine games”, em que os participantes tentam «identificar os principais aromas do vinho, a região de onde é oriundo e as uvas presentes em cada vinho» – esta última acção «pretende reforçar a percepção de Portugal enquanto produtor de referência de blends, combinando da melhor maneira diferentes castas para chegar a vinhos de excelência».
A realização do “Roadshow Vinhos de Portugal 2019” surge no âmbito da aposta da ViniPortugal no mercado brasileiro – materializada no “Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2019” –, «um dos principais destinos de exportação». Outra aposta da entidade reside em «dinamizar mais eventos para consumidores para dar a conhecer a qualidade e diversidade dos vinhos portugueses em mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”».
Segundo a ViniPortugal, os vinhos portugueses tiveram um desempenho «muito positivo» no Brasil em 2018, «com um crescimento de 16,4% em valor e um aumento de 10,7% no preço médio em 2018 face a 2017, o que consubstancia a melhor performance no top 10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses». É ainda referido que «o Brasil, conjuntamente com os Estados Unidos da América, Canadá e China, são apostas dos vinhos portugueses para 2019» e que «estes mercados representam 60% do valor destinado à promoção internacional, que totaliza 14 milhões de euros, dos quais cerca de 6,5 milhões de euros cabem à ViniPortugal».