ViniPortugal organiza roadshow de vinhos portugueses no Brasil

ViniPortugal organiza roadshow de vinhos portugueses no Brasil

Decorre até amanhã, 12 de Abril, no Brasil, o “Roadshow Vinhos de Portugal 2019”, uma iniciativa da ViniPortugal. O roadshow começou a 8 de Abril e tem como objectivo dar a conhecer «a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses» junto de profissionais e consumidores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, explica um comunicado da ViniPortugal, a associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.

Na iniciativa, participam mais de 20 agentes económicos, que apresentam «mais de 110 vinhos criados a partir de 250 castas de origem nacional». Este roadshow contempla várias acções: masterclasses sobre os vinhos de Portugal, ministradas por especialistas do sector; degustações de vinhos; uma competição interactiva levada a cabo durante as degustações, designada “Wine games”, em que os participantes tentam «identificar os principais aromas do vinho, a região de onde é oriundo e as uvas presentes em cada vinho» – esta última acção «pretende reforçar a percepção de Portugal enquanto produtor de referência de blends, combinando da melhor maneira diferentes castas para chegar a vinhos de excelência».

A realização do “Roadshow Vinhos de Portugal 2019” surge no âmbito da aposta da ViniPortugal no mercado brasileiro – materializada no “Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2019” –, «um dos principais destinos de exportação». Outra aposta da entidade reside em «dinamizar mais eventos para consumidores para dar a conhecer a qualidade e diversidade dos vinhos portugueses em mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”».

Segundo a ViniPortugal, os vinhos portugueses tiveram um desempenho «muito positivo» no Brasil em 2018, «com um crescimento de 16,4% em valor e um aumento de 10,7% no preço médio em 2018 face a 2017, o que consubstancia a melhor performance no top 10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses». É ainda referido que «o Brasil, conjuntamente com os Estados Unidos da América, Canadá e China, são apostas dos vinhos portugueses para 2019» e que «estes mercados representam 60% do valor destinado à promoção internacional, que totaliza 14 milhões de euros, dos quais cerca de 6,5 milhões de euros cabem à ViniPortugal».

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores .

Anterior Região demarcada dos Vinhos de Lisboa quer ser a mais rentável do país em 2050
Próximo Nova força de sapadores florestais entra em ação em 2020

Artigos relacionados

Sugeridas

Há sete meses que quase não chove no Algarve e a seca é extrema

Autarcas reivindicam a construção de uma nova barragem. A empresa Águas do Algarve garante que até final do ano não faltará água nas torneiras. […]

Nacional

Agroalimentar nos países da CPLP discute-se na próxima semana

É já nos dias 26, 27 e 28 de outubro que se realiza a 1ª edição do Agrofórum CPLP, uma iniciativa da Câmara Agrícola Lusófona (CAL) cujo mote será ‘A dinamização do agronegócio na CPLP’. […]

Dossiers

Produção de azeite poderá bloquear

A campanha de produção de azeite que está a decorrer será a maior de sempre, desde que existem registos […]