A ação de promoção dos vinhos portugueses no mercado asiático, organizada pela CAP, arrancou em Hong Kong, passou pela Tailândia e pela Malásia e terminou em Singapura, com a participação na VINEXPO ASIA. O balanço: boas perspetivas de negócios e a certeza de que estes mercados são dos mais estratégicos a nível mundial.
Ao fim de um périplo de praticamente duas semanas e quatro etapas, termina o tour de promoção internacional de vinhos portugueses organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) no continente asiático. Esta iniciativa levou 17 produtores nacionais aos mercados de Hong Kong, Tailândia, Malásia e Singapura, que divulgaram os vinhos de Portugal através de provas, masterclasses e jantares vínicos, ações que resultaram em novos contactos e oportunidades de negócios.
Com ponto de partida em Hong Kong, a 14 de maio, para participar na ProWine, a comitiva da CAP teve a oportunidade de contactar com profissionais do setor de todo o mundo, incluindo expositores e visitantes para discutir as tendências futuras do mercado global de vinhos e destilados, além de partilhar oportunidades e desafios no mercado.
Na etapa seguinte, na Tailândia, apresentou os vinhos nacionais através de um jantar vínico, onde a comida típica tailandesa foi harmonizada na perfeição com os vinhos portugueses. No Grande Centre Point Surawong Hotel, realizou-se uma masterclasse sobre vinhos portugueses, conduzida pelo especialista em vinhos, com certificação WSET level 4, Christophe Mercier e uma Grande Prova de Vinhos de Portugal com mais de 200 participantes.
Em Kuala Lumpur, na capital da Malásia, a comitiva da CAP teve a oportunidade de apresentar os vinhos portugueses a um grupo de cerca de quarenta importadores durante um jantar. Também aqui foi organizada uma masterclasse sobre vinhos portugueses, conduzida pelo especialista Roderick Wong, fundador e presidente honorário da Associação de Sommeliers da Malásia. Além disso, realizou-se uma prova de vinhos de Portugal que reuniu mais de 150 pessoas, um número que superou 2024, ano em que este mercado foi abordado pela primeira vez pela CAP.
Singapura, o destino que encerra este tour internacional, na VINEXPO ÁSIA, é um hub muito importante de negócio que se estende muito para além do seu território, uma vez que é amplamente utilizado como plataforma de exportação para outros países asiáticos. Revelou-se um mercado pujante, quer pela participação de expositores, quer pela forte concorrência, com uma boa diversidade de países produtores, desde a Austrália, passando pela Áustria e mesmo a Tunísia.
Luís Mira, Secretário Geral da CAP, refere: “Esta nova abordagem ao continente asiático permitiu reforçar a visibilidade e posicionamento dos vinhos portugueses na Àsia. Todos os mercados são muito diferentes e implicam um relacionamento próximo com os agentes económicos, nomeadamente distribuidores, pelo que é de enorme importância estas ações dedicadas. Os vinhos portugueses precisam de consolidar os mercados tradicionais e garantir presença em geografias ainda menos exploradas. A Ásia permite, sem dúvida, olhar para o futuro com otimismo, posicionando-se como um eixo de crescimento da presença dos vinhos portugueses no mundo”.
Os produtores presentes nas diversas ações na Ásia: Adega Mayor; Barcos Wines; Casa Ermelinda Freitas; Casa Santos Lima; Casa José Pedro; José Maria da Fonseca; Lindeborg Wines; Martha’s Wines & Spirits; Quevedo Wines; Quinta das Arcas; Quinta do Cardo; Quinta dos Avidagos; Real Cave do Cedro; Vieira de Sousa; João Portugal Ramos; Sogrape; e Luís Pato.
No global, o balanço desta incursão pelo mercado asiático apresenta um saldo muito positivo, com masterclasses, jantares vínicos e provas de vinhos com grande adesão e muitos negócios concretizados. Em particular, um destaque especial ainda para as ações realizadas na Tailândia e na Malásia que foram um verdadeiro sucesso.
Fonte: CAP