A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) apresenta a nova identidade dos Vinhos de Setúbal, com uma campanha de rebranding que reforça a ligação ao território, reposiciona a marca e projeta a região como uma referência no panorama vitivinícola nacional.
A nova identidade nasce de um aprofundado estudo sobre o perfil do consumidor nacional de vinho, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e realizado pelo IMR – Instituto de Marketing Research, que evidenciou a necessidade de reposicionar a marca, fortalecer a sua notoriedade e construir uma relação mais próxima com públicos emergentes. A resposta a esse desafio é agora materializada numa marca com uma linguagem visual e verbal ousada, autêntica, acessível e emocional, que coloca a região no centro do discurso e convida o consumidor a viver a experiência de Setúbal — dentro e fora do copo.
Com uma abordagem criativa assente na provocação inteligente e no jogo de palavras “Se tu bal”, a nova campanha, desenvolvida pela agência criativa “GBNT”, procura despertar a curiosidade e a ligação emocional ao território.
Através de frases desafiantes como “se tu experimentares, não te vais esquecer” ou “se tu provares, não vais querer outra coisa”, a campanha apresenta-se com um registo informal e memorável, pensado para captar a atenção, em particular, da geração Z e dos millennials, sem descurar os consumidores fiéis da geração X. É uma campanha de alcance intergeracional, desenhada para despertar a curiosidade dos mais jovens, reforçar a confiança de quem está a descobrir os Vinhos de Setúbal e valorizar a escolha dos que já reconhecem a qualidade e vasta diversidade da região de Setúbal.
A assinatura “Bebe Setúbal” — presente em toda a comunicação da nova campanha — é muito mais do que um apelo ao consumo de vinho. Trata-se de um convite a mergulhar no espírito da região, a sentir Setúbal por inteiro, seja ele cultural, patrimonial, natural ou gastronómico. “Beber”, neste contexto, significa também saborear a paisagem, descobrir a história, conhecer as pessoas e viver a autenticidade de um território que se expressa no vinho, mas vai muito além dele. É uma chamada à experiência plena de Setúbal, como destino, como cultura e como origem.
Esta mudança de identidade não implica a alteração do nome oficial da região, que se mantém como “Península de Setúbal”. No entanto, a comunicação passará a adotar a designação “Vinhos de Setúbal”, refletindo uma prática já comum entre consumidores, produtores e agentes do setor. Esta mudança é visível, também, na atualização do logotipo e na adoção de uma linguagem mais próxima e emocional, alinhada com a nova estratégia de posicionamento.
“Este rebranding representa, também, um momento de convergência dentro da Região de Setúbal. Depois de um processo longo e participado, que envolveu diferentes propostas e muitos debates internos, a nova marca foi aprovada por unanimidade nos órgãos de gestão da Região, graças à sua elasticidade e capacidade de adaptação a diferentes contextos — sejam eles institucionais, promocionais, enoturísticos ou comerciais. Foi o consenso que a Região há muito procurava e precisava. A maioria dos nossos parceiros, imprensa e consumidores já se referiam aos nossos vinhos como ‘Vinhos de Setúbal’. Faltava-nos apenas assumir isso com a naturalidade e a força que agora a marca apresenta, contribuindo assim para o reforço da notoriedade dos nossos vinhos e dos seus produtores”, afirma Henrique Soares, presidente da CVRPS.
A nova identidade dos Vinhos de Setúbal — desenvolvida com base nos princípios da autenticidade, simplicidade e proximidade — procura afirmar a marca como símbolo da experiência única de um território diverso e vibrante, e encaminhá-la para um posicionamento imagético mais aspiracional e emocional. Uma marca que não quer apenas ser vista, mas sentida. Uma marca que, mesmo antes de o ser oficialmente, já o era!
Fonte: Vinhos de Setúbal