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– 08-09-2007 |
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Vinho: Estrutura de Missão do Douro quer "centro de excel�ncia" mundial na Universidade de Tr�s-os-MontesA Estrutura de Missão do Douro quer criar um "centro de excel�ncia" do vinho � escala mundial na Universidade de Tr�s-os-Montes e Alto Douro dedicado � investiga��o, Inovação e desenvolvimento de t�cnicas e tecnologias na área vitivin�cola. Em declarações � agência Lusa em S. Jo�o da Pesqueira, � margem de uma confer�ncia inserida no programa da festa do vinho Vindouro, Ricardo Magalh�es afirmou que este centro de excel�ncia dever� Também ter "um papel importante na forma��o dos trabalhadores do sector". Sem adiantar datas para a concretização do projecto, o respons�vel revelou apenas que irá ser alvo de uma candidatura ao Quadro de Refer�ncia Estratégica Nacional (QREN) para o período 2007-2013. Neste momento, disse, está em elabora��o um documento estratégico que irá depois ser "discutido por todos os agentes". O objectivo, frisou Ricardo Magalh�es, �, "desde o primeiro dia, envolver no projecto, para além da universidade, os empres�rios, os produtores de vinho e as diversas entidades do sector público". Esta aposta na área da investiga��o e Inovação traduz, segundo o respons�vel pela Estrutura de Missão do Douro, o reconhecimento do vinho como "base econ�mica da regi�o" duriense. "O turismo � [uma aposta] muito recente, apesar de a curva dos visitantes ser quase exponencial", afirmou, destacando os cerca de 150 mil turistas que em 2006 subiram e desceram o douro nos v�rios barcos que efectuam este percurso. Contudo, disse, o facto � que a economia da regi�o "assenta na vinha e no vinho, pelo que o Douro, para ser mais competitivo, tem de continuar o esfor�o de qualificar os seus vinhos, quer de mesa, quer o generoso, e de conquistar novos mercados, numa área onde a concorr�ncia � feroz". Dado o importante papel que o marketing aqui desempenha, Ricardo Magalh�es recordou estar Também em prepara��o a criação da marca Douro e de um plano estratégico, este �ltimo da responsabilidade do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Relativamente � segunda fase do Plano de Desenvolvimento Tur�stico do Vale do Douro (PDTVD), em prepara��o pela Estrutura de Missão do Douro e a apresentar � tutela, Ricardo Magalh�es adiantou � Lusa que manterá os objectivos estratégicos da primeira fase, que terminou este ano, mas "apurar�" a aposta em novos dom�nios, como a oferta cultural e o enoturismo. Segundo Ricardo Magalh�es, imp�e-se aumentar a capacidade de acolhimento da regi�o, que actualmente disp�e de 2.400 camas, equivalentes a sete por cento do total da regi�o Norte e apenas um por cento do país. "Temos que chegar a uma oferta de 7.000 a 7.500 camas l� para 2013/2015", afirmou, garantindo que a estrutura a que preside está j�, nesse sentido, a cumprir o seu papel de "agilizador" dos processos de licenciamento de novas unidades hoteleiras e captador de investimento nesta área. Mas, e sendo o turismo "muito mais que hot�is e camas", Ricardo Magalh�es destacou a necessidade de se apostar, no Douro, nas áreas da anima��o e programa��o, no sentido da diversifica��o da oferta tur�stica. "No Douro � decisivo criar ou recriar novos produtos de forma a fixar por mais tempo os turistas, que actualmente permanecem em média na regi�o apenas 1,3 noites", sustentou. "Temos que encontrar rotas e produtos que os fa�am c� passar duas ou tr�s noites", disse, alertando que esse trabalho "cabe, melhor que ningu�m, aos operadores", independentemente de eventuais apoios ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte e do PDTVD.
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