|
|
|
|
|
– 20-06-2002 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinho: Embalagens inovadoras de vidro são apresentadas 5� feira em MatosinhosPorto, 19 Jun Desenvolvidas para o vinho de duas regi�es portuguesas – o Douro (Vinho da Quinta do Douro) e o Alentejo (Vinho do Alentejo) -, as novas embalagens apostam na Inovação para conquistar mercado, refere a BA Vidro em comunicado hoje emitido. "Afinal, se exigimos o melhor vinho na nossa mesa, porque não a melhor embalagem?", questiona o maior grupo vidreiro portugu�s. As embalagens a apresentar quinta-feira foram as premiadas no concurso lan�ado pela BA, em que participaram 60 alunos da ESAD. "Estimular o +design+ industrial e a Inovação, atrair os melhores criativos e aprofundar a rela��o entre a empresa e a universidade" foram, explica, os objectivos da iniciativa. O j�ri respons�vel pela aprecia��o dos projectos incluiu respons�veis da BA Vidro, docentes da ESAD e especialistas. De acordo com a empresa, os trabalhos premiados "demonstram a import�ncia de conciliar a Inovação e o desenho criativo com o comportamento funcional e as restrições industriais pr�prias de cada linha de fabrico". Uma iniciativa in�dita será, adianta, lan�ada "em breve" em escolas cong�neres em Espanha, onde a BA está presente e o +design+ de embalagem de vidro � "um vector de competitividade crescente num mercado de consumo que exige Inovação e qualidade do produto". O mercado espanhol representa 61 por cento do volume de neg�cios da BA, que ali disp�e de duas unidades e de uma quota de vinte por cento. L�der em Portugal e segundo produtor de embalagens de vidro da Pen�nsula Ib�rica, nomeadamente nos segmentos de consumo das garrafas para vinhos e cervejas, refrigerantes, azeites, �gua e alimentos, o grupo BA facturou 156,9 milhões de euros (31,5 milhões de contos) em 2001, mais 10,3 por cento do que em 2000. Face � "tend�ncia de redu��o do consumo de vinho" em Portugal, e detendo a empresa uma quota de 23,9 por cento nos vinhos de mesa, a BA considera "determinante" para o sector o aumento da exportação de vinho engarrafado de forma a "contrariar a actual incerteza no mercado e o efeito do excesso de capacidade ib�rica".
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |